Dr. Daniel Benchimol - Gestação responsável, sucesso na gravidez

17/1/2003 - BD Bom Dia

Foto Entrevistas: Dr. Daniel Benchimol

Até o descobrimento da insulina em 1921, a gravidez para uma portadora de diabetes representava um alto risco de perda do feto e séria ameaça para a vida da mãe. Com a evolução das décadas, a contra-indicação para a portadora de diabetes de engravidar deu lugar ao conceito de gravidez de alto risco. As taxas de complicação da gestante com diabetes reduziram-se, igualando-se às demais mulheres sem diabetes. Porém, a taxa de complicação dos fetos e bebês ainda permaneceu um pouco elevada. Por isso, categorizou-se a gestação das mulheres com diabetes como gravidez de alto risco. O dr. Daniel Benchimol, endocrinologista e diabetólogo, diretor do Centro Integrado de Diabetes do Rio de Janeiro - Dia Rio, observa que esta denominação traz um aspecto negativo porque a gravidez deve ser um momento de prêmio para a vida de uma mulher. "Ninguém gosta de permanecer numa situação de risco", diz o médico. Estar grávida "sob risco" significa uma ameaça para o sucesso da gestação, o que coloca a mulher num estado de aflição. "Acredito que o termo adequado seria gestação responsável, pois isso significa a programação da gravidez. É uma postura válida não só para as gestantes com diabetes mas para todas as mulheres que pretendem engravidar", explica.


BD Bom Dia: Como prevenir problemas durante a gravidez?
Dr. Daniel Benchimol: A forma de prevenir é a gravidez programada, que eu chamei de gravidez responsável. Dois aspectos devem ser considerados: o primeiro refere-se ao estado metabólico da mãe, que é o controle da glicemia; o segundo é a análise do estado orgânico da mãe, isto é, a avaliação das conseqüências que o diabetes já possa ter causado. Além da avaliação da retina (olhos), do coração, dos rins para se detectar possíveis complicações do diabetes que podem piorar durante a gravidez, devemos também verificar as infecções urinárias que são comuns na mulher com diabetes e que atrapalham muito a gravidez. Nas mulheres com diabetes tipo 2 que tomam medicação via oral, temos de substituir os comprimidos por insulina, porque alguns comprimidos podem causar malformação do feto. Também é importante o acompanhamento por uma equipe multiprofissional, pois trata-se de uma mulher que precisa de uma série de informações e de cuidados especiais.

Quais são as estatísticas de perda do feto em gestantes com diabetes?
Dr. Daniel Benchimol: Quando a taxa média de glicose da mãe está acima de 170, cerca de 24% dos fetos morrem. Quando a glicemia está entre 100 e 170, a média cai para 14% e quando é mantida abaixo de 100 os óbitos intra-uterinos caem para 4%, ficando próximo aos 3% da população sem diabetes.

Priscila White, uma das grandes pesquisadoras do diabetes, classificou-o de acordo com o tempo em que a pessoa é portadora, pois esse fator pode determinar o grau de órgãos afetados. Assim, outra recomendação importante é que, quando a mulher já sabe que tem diabetes, ela deve engravidar o mais cedo possível, por ser menor o risco de ter os órgãos atingidos.


O que é o diabetes gestacional?
Dr. Daniel Benchimol: É aquele que ocorre durante a gravidez em mulheres que não tinham diabetes. Passada a gravidez, a mulher poderá retornar ao estado de normalidade da glicemia, o que acontece com a maioria dos casos e isso caracteriza apenas o diabetes gestacional. Porém, há a possibilidade de ela vir a ter diabetes do tipo 1 ou do tipo 2.

Quando a gestante apresenta o diabetes gestacional, é possível dosar os anticorpos contra o pâncreas, contra a insulina e contra uma substância chamada GAD. Se esses anticorpos estiverem presentes, é possível que a gravidez tenha precipitado o surgimento do diabetes tipo 1. Se ela tiver parentes próximos com diabetes, glicemia muito alta na gravidez, for obesa e estiver numa faixa etária mais avançada, provavelmente ela irá ter diabetes do tipo 2 após o parto ou terá grande probabilidade de desenvolvê-lo no futuro.


Quais são as mulheres com maior risco de desenvolver o diabetes gestacional?
Dr. Daniel Benchimol: Os riscos são maiores na mulher que já apresentou diabetes em outras gestações, já apresentou em algum momento uma taxa alta de glicose que depois se normalizou, tem histórico familiar de diabetes, história de aborto espontâneo, morte intra-uterina ou neonatal, bebês que nasceram com mais de 4 quilos e de má-formação congênita. Muitas vezes, o diabetes se estabelece em mulheres que já tiveram muitos filhos, ganharam muito peso, se tornaram hipertensas e que tiveram pré-eclâmpsia. Quanto mais fatores de risco a mulher apresentar, maiores serão as probabilidades de desenvolver diabetes gestacional.

Por que a maioria dos bebês de mães com diabetes nascem grandes e alguns pequenos?
Dr. Daniel Benchimol: O nascimento de bebês grandes é muito comum na mulher com diabetes que não tem muitas complicações, mas cuja glicemia é alta. Sabemos que depois do fator genético determinante, a insulina é o maior fator de crescimento do feto. Se não houver um bom controle da taxa de açúcar da mãe, ela passará mais glicose para o feto e como ele não tem diabetes o seu pâncreas produzirá mais insulina causando um maior crescimento. Por outro lado, se a gestante apresenta problemas circulatórios, cardíacos, na retina ou nos rins, o seu sangue não passará adequadamente para a placenta e os nutrientes não chegam bem ao bebê, isso afetará o seu desenvolvimento e ele permanecerá pequeno.

Por que geralmente os bebês de mães com diabetes nascem com hipoglicemia?
Dr. Daniel Benchimol: Quando a gestante com diabetes passa por várias situações de hiperglicemia (excesso de açúcar no sangue), principalmente no final da gravidez, o pâncreas do bebê produz mais insulina para metabolizar essa quantidade maior de glicose que está recebendo no útero materno. Ao nascer, essa criança fica com hiperinsulinemia (excesso de insulina no sangue) pois deixa de receber glicose da mãe e tem excesso de insulina circulante, conseqüentemente entra em hipoglicemia (pouco açúcar no sangue) necessitando de cuidados médicos imediatos.

A criança não nasce com diabetes mesmo se a mãe for portadora da disfunção.

Sendo a mãe portadora de diabetes, o bebê poderá nascer com diabetes?
Dr. Daniel Benchimol: Muitas mulheres fazem essa mesma pergunta. A resposta é não, a criança não nasce com diabetes. No entanto, com o tempo, a possibilidade desse filho desenvolver diabetes vai aumentando principalmente após os 30 anos de idade, se for obeso e se houver outros parentes com diabetes na família.

O aleitamento materno é recomendável?
Dr. Daniel Benchimol: O aleitamento deve ser estimulado, tendo a mulher diabetes ou não, isso não influi. O que pode acontecer é se o bebê nasceu prematuro, talvez ele não consiga sugar bem. Um bebê que nasceu muito pequeno, ou um parto prematuro, ou tem um problema respiratório, aí sim ele perde a capacidade adequada para ser amamentado. Porém não existe nenhum risco para a mãe ou para o bebê em amamentá-lo.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • flavia
    14/2/2009 - 17:41

    Meu resultado de exame de sangue deu GLICOSE = 106, tendo tido sangramentos sequenciais, uso provêm desta taxa elevada e corro risco de aborto ?

  • tatiana medeiros
    31/3/2009 - 17:05

    oi gostaria de saber se por eu ter diabetes posso ter problemas para engravidar ...

  • lucilene
    6/10/2009 - 20:01

    sou diabetica a dezoito anos ninguem na minha familia tem, eu tenho 32 anos e gostaria muito de ser mae, nao consigo controlar meu nivel de glicose varia de 250 a 40 e tenhos muito hipoglicemia ja perdi dois bebes e agora acho que estou gravida novamente o que devo fazer se tiver mesmo gravida me enternar

  • Dulcilene Santos
    22/10/2009 - 21:05

    Estou grávida de 7 mes, e meu exame de glicêmia deu 83/149 é um índice muito alto? Pois o médico que me atendeu me assustou demais.
    Não tenho hábitos de ingerir açucar, massas, enfim muito carboidrato. Porém entrei em dieta e emagreci 2,4kg em menos de duas semanas. Estou em dúvida em quem acreditar na nutricionista ou na médica??!?!?! Uma diz que é preocupante a outra pede que siga a dieta e fique calma pois é capaz de diminuir a taxa.

  • eliene
    2/11/2009 - 22:00

    estou gravida pela prineira vez meu resultado de clicose e de 173 estou mo 4 mes o medico diz que poso der uma gravidez tranquila . corro risco de aborto . obrigada

  • Gesilia
    25/11/2009 - 21:48

    gostaria de saber se uma mulher grávida com diabete o bebe pode nascer com hiperglicemia ou hiporglicemia?

  • Rosimeire
    3/12/2009 - 10:18

    Gostaria de saber se posso tomar pilula anticoncepicional e qual posso tomar

  • patricia
    15/2/2010 - 00:49

    tomar insulina atrapalha na amamentaçao de recem nascido

  • ana
    6/4/2010 - 22:39

    estou gravida e sou diabetica, meu medico disse que e um risco para mim e para o meu bebe. o que devo fazer, sera que terei que enterromper minha gravidez. consigo abaixar este nivel sem tomar remedio

  • Valdicelia
    24/5/2010 - 11:51

    Sou diabetica há 10 anos gostaria muito de engravidar pois estou casada ha 9 anos so que a taxa minha de acuçar no sangue e muita alta a ultima vez que medi esta
    383 ha possibilidade de engravidar eu tomo insulina e controlo o maximo que posso para nao deixar aumentar muito. Eu tenho 26 anos e o meu esposo tem 36 anos gostariamos muito de ter o nosso fihos um fruto dessa nossa uniao.

  • Daniele
    15/7/2010 - 02:38

    Estou grávida de 6 meses, meu primeiro exame de glicose deu 138, o segundo 125, comecei a dieta mais dessa vez veio 133 estou desesperada...Não sei o que fazer,nao tenho sintomas de diabetes, minha medica disse que se continuar alta minha gravidez sera de risco estou aflita! È meu primeiro filho

  • Michelly
    22/9/2010 - 23:39

    minha glicmia anda muita alta depois dos 8 meses e meio anda de 320 pra baixo.
    Ocorre algum risco para o meu bebê e para mim na hora do parto ?
    obs: estou agora com 9 meses

  • rubya
    15/12/2010 - 20:42

    Boa noite, estou gravida de 6 meses no no começo da gravides deu 97 de glicose mas agora com 6 meses deu 102, isto é um perigo para meu bebe, por favor me ajude estou desesperada muito obrigado.

  • silvana
    13/1/2011 - 13:41

    ola estou com 36 semanas de gravidez e meu exame de sangue deu que tenho diabete gestacinal.
    o que fazer para se ter um parto seguro e tanquilo?
    obrigada.

  • silvana
    13/1/2011 - 13:42

    ola estou com 36 semanas de gravidez e meu exame de sangue deu que tenho diabete gestacinal.
    o que fazer para se ter um parto seguro e tanquilo?
    obrigada.

  • Glau
    18/2/2011 - 17:55

    Meu marido tem diabete mais eu não há aposibilidade de meu filho ter diabete?

  • simone
    28/2/2011 - 17:28

    Fiu ao medico na consulta de pre natal e tive um susto, meu exame de glicose deu 100, e o que me deixou mais preocupada ém saber que a minha gravidez é de risco e na minha familia ja tem um historico de diabeticos ... estou sempre fazendo o controle quando estou em jejum ela chega a 87 ate 95 e quando tomo cafe da manha ou almoço ela sobe e fica entre 100 a 115... eu estou no 4 mes de gestação ... posso ter uma gravidez tranquila ??

  • diana
    8/4/2011 - 11:57

    Bom dia, sou diabética há 16 anos tive uma gravidez trânquila há 7 anos , porém a minha bebê nasceu com má formação cardíaca, e faleceu aos 38 dias de nascida , isso foi há 7 anos, fiquei muito triste e só agora tive a coragem de engravidar novamente a minha taxa raramente fica mais que 120mg/dl , mas fiz uma translucência nucal com 11 semanas e deu 0,7 , mas fiz outra com 13 semanas e 1 dia e segundo o médico deu 2,9 , fiquei super , híper preocupada, e fiz outra com 13 semanas e 4 dias mas o médico disse que não é o tempo mais ideal para se fazer esse exame e disse que mesmo deu no máximo 2,0 , não sei o que pensar , queria muito que o meu Bebê nascesse com saúde, sofri muito da outra estou agora com 14 semanas , não sinto nada durante a gravidez , aparento ter saúde minhas taxas são boas, me ajudem....

  • gessy
    1/5/2011 - 19:51

    Oie,
    Boa Noite!
    Fiz o teste de glicose na minha filha de 4 meses e deu 120 ela so mama no peito,a minha sogra é diabedica e minha vó era tambem sera que minha filha esta????
    Por favor estou muito preocupada!!!!
    Me ajudem...

  • JEANE
    3/5/2011 - 19:34

    ESTOU GRAVIDA DE 37 SEMANAS E 3 DIAS E A MINHA GLICEMIA DEU 149, O MEDICO DO PRE NATAL ACONSELHOU SO A DIETA E ESPERAR O PARTO NORMAL, MAS A MEDICA DA MATERNIDADE ONDE VOU TER MINHA BEBE, DISSE PARA EU FAZER O PARTO NA 38 SEMANAS PQ ERA PERIGOSO PARA O BEBE. AGORA NÃO SEI EM QUEM ACREDITAR

  • kamila
    29/7/2011 - 20:13

    ola eu tenho diabetes a quase 5 anos é muito descontrolada varia de 400 a 35 tenho hiper e hipoclecimia de manha cedo quase sempre tenho muito medo de perder minha visão eu tenho 22 anos de idade corro algum risco?
    e ja perdi um filho na minha gravidez,to tentando engravidar de novo não consigo e nao tomo rémidio nunca tomei posso engravidar?
    e posso perder meu bebe?

  • Nívea
    28/8/2011 - 12:38

    Olá, minha irmã tem 24 anos, ela tem diabetes tipo 1 e está gravida de gemeos no momento ela está com 13 semanas, e está muito aflita não sabe o que fazer, sabemos que sua gravides é de alto risco. O que e como podemos ajuda-la?

  • ERICKA
    15/9/2011 - 20:02

    OLA BOA NOITE ESTOU GRAVIDA DE 9 SEMANAS MINHA GLICEMIA VARIA DE 100 A 180 POSSO TER UMA GESTACAO NORMAL ???

  • denise
    8/10/2011 - 16:03

    quero engravidar e nao estou conseguindo sou diabeticae vim a descobrir no ano passado perdi meu bebe com 8 meses de gestaçao e fiquei muito triste e só agora criei coragem para engravidar de novo e nao consigo sera que o meu diabetes esta atrapalhando

  • carlos alberto
    20/10/2011 - 14:32

    presados responsaves por esta pagina !
    eu pergunto ja fis varios exames ao longo do tempo
    pois agora tenho 62 anos e comia bastante doce e garapa a 15 dias achei que devia faser um exame pos alguma coisa tava errada comigo fis exame de glicose
    e deu 133 o medico mandou que eu fisece alguns regimes e voltase a faser outro exame so de glicose tou fasendo um regime danado frutas fasem mal que frutas que devo comer pao fas mal ?

  • Sabrina
    18/11/2011 - 10:53

    Bom dia !Tenho 25 anos e sou diabética desde 13 anos.Minha glicose é um pouco descontrolada.
    Agora estou usando a insulina NPH de manhã e noite e faço controle com a REGULAR durante as refeições.O que tem controlado!
    Pretendo engravidar ano que vem.Com esse tipo de medicamento (insulina NPH E REGULAR) TENHO QUE FAZER ALGUMA MUDANÇA.

  • luciana
    8/12/2011 - 21:23

    olá, estou gravida de 19 semanas e meu exame de glicose deu 91. mas minha endocrino disse que tem que abaixar essa dosagem por eu estar gravida. gostaria de saber a quanto que deve ficar.obrigada.

  • carlos alberto
    29/12/2011 - 11:21

    FAZIA EXAME DE GLICOSE E SEMPRE DAVA NORMAL FIS AGORA E DEU 133 UM MES DEPOIS REPETI E DEU 107 COM MUITA DIIETA FOI MINHA ULTIMA CONSULTA MEU MEDICO DISSE QUE ESTAVA NORMAL ESTOU COM UMA FERIDANO PE A 2 MESES E COÇA MUITO O QUE DEVO FASER SERAQUE TENHO DIABETE COMO NORMAL POR ENQUANTO !!!!!! QUE DEVO FASER MANDE RESPOSTA PELO E-mail

  • mirian
    23/1/2012 - 18:19

    ola gostaria de saber sua opiniao tenho 32 anos meu sonho e ter um filho mais infelizmente o destino me pregou um peça tenho diabetes emocional e não consigo contralar principalmente quando estou nervosa mais o engraçado quando acordo de manha ela esta 64 e se eu como algumna coisa ela sobe o que devo fazer me ajudem obrigado

  • angela
    14/3/2012 - 10:36

    tenho tres filhos durante a gravides dos 3 tive glicose alta o medico falava que era devido a gestaçao que voltaria ao normal,certo isso acnteceu, aultima gravides eu tinha 26anos quando cheguei aos 60 anos apareceu aglicose foi a128 comecei a tratar tem 4 anos agora vai a118 chega ate 110,isso tem a ver com a gestaçao. obrigado se poder me responder outra coisa engordei 38k nao consigo emagtrecer se puder meajudar,o que devo fazer obrigado 14/ 3/20012

  • liliane alves
    21/5/2012 - 13:08

    oi sou diabetica a 11 anos , fiquei gravida na minha adolescencia e alem do diabetes tive pre eclanpsia com 37 semanas de gestação agora tenho 20 anos de idade e estou gravida novamente qual sera as chances de me dar pre eclanpsia novamente estou com muito medo o que devo fazer para me prevenir obrigado

  • thami
    18/6/2012 - 01:23

    oie tenho dg e nao consigo controla corre algum riscoo pra acrianca nace com algum poblema

  • girlene
    8/10/2012 - 10:51

    oi, tenho 38 anos e tenho uma filha de 12 anos, no qual nessa gestação tive eclampsia á partir de 26 semanas, e me tornei diabética e hipertensa,me casei novamente em 2011 e esse ano estava gravida de 20 semanas e tive um aborto retido com aproximadamente 17 semanas, no ultrasson de 13 semnas deu tn , 2,74mm e alteração no ducto venoso,area cardiaca aumentanda, posso terum gravidez e gerar um filho com tranquilidade e sem nenhuma má formação ou posso desistir?? por favor me ajuda , me de uma resposta segura, obrigada!!
    queria muito poder engravidar e dar um filho ao meu marido!!

  • luciana
    18/10/2012 - 08:00

    oi bom dia, tenho 35anos e a ha 4meses tento engravidar pois ja tenho 4anos de casada é meu sonho e do meu esposo,mas, descobri que tenho a glicose alta ela tava 111 e fiz exame essa semanaa e ela tá 141. Será que que é a glicose alta que não consigo engravidar? Será que terei de tomar insulina e se eu iver tenho medo e me sinto muito insegura pq pretendo ter filhos. Estou muit preoculpada e não sei o que fazer. Por favor me ajudem.
    obrigada. luciana

  • Bernadete AS Gonçalv
    31/10/2012 - 22:28

    Estou muito preocupada com minha filha,ela tém 35 anos,é diabética á 22 anos,típo 1,Ela está gravida de gemelar 4 semanas e 2 semana,a glicemia ta muito descompensada,de 280 para 28,o que fazer?ela toma insulia humana e a de rapda ação Grata

  • Bernadete AS Gonçalv
    31/10/2012 - 22:45

    Estou muito preocupada com minha filha,ela tém 35 anos,é diabética á 22 anos,típo 1,Ela está gravida de gemelar 4 semanas e 2 semana,a glicemia ta muito descompensada,de 280 para 28,o que fazer?ela toma insulia humana e a de rapda ação Grata

  • Bernadete AS Gonçalv
    31/10/2012 - 22:46

    Estou muito preocupada com minha filha,ela tém 35 anos,é diabética á 22 anos,típo 1,Ela está gravida de gemelar 4 semanas e 2 semana,a glicemia ta muito descompensada,de 280 para 28,o que fazer?ela toma insulia humana e a de rapda ação Grata

  • Angela Graciele
    8/1/2013 - 19:03

    BOA NOITE SOU DIABETICA, E PERDI MEU BEBE COM 5 MESES DE GESTAÇÃO, FUI FAZER O ULTRASSOM E DESCOBRI QUE ELE ESTAVA MORTO, NÃO TINHA NENHUMA MA FORMAÇÃO. QUERO ENGRAVIDAR NOVAMENTE MEU NIVEL ESTA CONTROLADO ENTRE 86 / 90, O QUE DEVO FAZER PARA TER UMA GRAVIDEZ TRANQUILA. OBRIGADA

  • MariadasDôressilva
    30/1/2013 - 15:03

    tenho 42anos sou portadora de diabetes e goastaria de saber se posso engravidar sem riscos para eu e o bebê me ajude por favor.

  • neila n borges
    27/3/2013 - 21:15

    ola tenho 33 anos e 2 filhas quero engravidar de novo mas tive um aborto com cesarea de gemeos antes de ter minhas 2 filhas entâo ja estarei fazendo a 4 cesarea eu corro algum risco d




















    e morte ou morte do feto me responda por favor.

  • Ana paula
    30/4/2013 - 23:03

    Oie tenho 20 anos e sou diabetica tipo 1 a 2 nos..estou gravida de 6 semanas mais naum consigo controlar minha diabetes que esta 180 qando como!já perdi o meu 1 filho por causa disso e estou com muito medo,mais se Deus quiser vai dar tudo certo

  • Hérika
    1/9/2013 - 23:30

    Oi tenho 35 anos tenho diabetes 15 anos e descobri que estou gravida de 4 semanas, minha glicemia esta muito elevada. por favor quais os riscos que eu tenho e o feto o que pode ocorrer?

  • Paulo Martinez
    11/9/2013 - 13:02

    Boa Tarde!

    Minha namorada teve diabete gestacional tipo 2, ela tem a estatura baixa e pesa 50 kls, depois que o bebe nasceu, ela não conseguiu mais controlar os niveis de glicose sempre estando entre 380 a 410, talvez esteja gravida novamente, quais os cuidados necessarios quais os riscos a saúde? aguardo resposta.

  • Ângela
    23/9/2013 - 09:42

    Estou gravida com 24 semanas meu medico me disse que erá que antecipar meu parto,ganharei meu bebe com 38 semanas,por que não posso te-lo com 40 semanas?

  • luciana
    10/10/2013 - 18:01

    estou gravida de seis semanas e ja sou diabetica estou tomando so a insulina e comendo muio pouco ,hj 2 colh de arroz so o resto salada como muito pouco mesmo pq o segredo e esse nao pode comer muito

  • luciana
    10/10/2013 - 18:08

    tem que procurar um endocrinologista urgente isso e muito serio ,tem q tomar insulina pra baixar pois nao podemos tomar comprimido tem q ser insulina ,eu como muito pouco isso se vc quiser segurar o seu bebe so de 3 em 3horas e tem q ficar fazendo o teste glicemico 2 horas depois da alimentaçao

  • edilene
    3/12/2013 - 15:58

    oi estou na 3 gestaçao sou diabetica a 8 meses tenho 4 meses de gravidez e muita preocupaçao e muita ansiedade parece o 1 filho muda muita coisa sua alimentaçao ...

  • Dr. Daniel Benchimol
    25/12/2013 - 22:11

    O CRM proíbe ao médico dar consultas pela internet.
    Não respondi porque também acredito que o melhor é colher o maior número de dados de história médica, ver seus exames e a própria pessoa para então pessoalmente
    emitir uma opinião consistente. Não se trata de ter mais
    pacientes e sim poder tentar verdadeiramente. Nos casos quando isto não for possível, use o telefone que permite uma avaliação melhor com um diálogo.
    Dr. Daniel Benchimol
    tel 2521 5021 ou 99988 9494 (21) RJ

  • neide
    18/2/2014 - 11:02

    olá meu nome é neide tenho 41 anos e sou portadora de diabete tipo 1 e quero engravidar tem algum risco de vida pra mim ou pro bebe?

  • Dr. Daniel Benchimol
    23/4/2014 - 18:23

    Olá Neide, toda gestação envolve riscos principalmente para mulheres da sua faixa etária e portadora de diabetes. Precisamos de saber os detalhes sobre vc para dar uma opinião que não seja vaga, sobretudo para uma tomada de decisão tão importante.
    Tudo de bom.

  • Rosana Normandia
    26/5/2014 - 19:20

    Boa note,
    Tenho Diabete tipo 2 e acabei de fazer o teste de gravidez e deu positivo e pelo meus calculo estou de 5 semana.
    Tomo remédio para controlar a diabete, Galvus-Med. Minha doutora disse que se eu engravidasse teria que trocar por insulina.
    Minha diabete está descontrolada, e só tenho consulta com a Doutora em 25 de julho. O que eu faço? Continuo tomando remédio até a data da consulta que até lá não fará mal ao bebê ou paro e esperar até julho. Mas com isso, o meu bebê corre risco de deformação ou perdê-lo?

  • Ruama
    21/6/2014 - 13:20

    oii eu sou a Ruama tenho 15 anos sou diabetica desde os 11 anos de idade minha primeira glicose foi 115 quando descobri tenho falimiares diabeticos inclusive minha mãe perdi glicose quando nasci tiverem que raspar minha cabeça hoje me encontro gravida ainda não sei com quantos meses eu tou pois não tou fazendo pré-natal nada mais ja estou me organizando(nas minhas contas so pro senhor ter uma noção acho que tou com uns 2 meses). tomo insulina mais no momento não tou e eu tou muito preucupada com essa situação não por mim mais pelo meu filho pq eu tenho a pura consiência que gravidez na minha idade é perigoso e ainda mais com diabetes não vou mentir pra o senhor Dr.Daniel faço muita coisa que um diabetico não pode fazer mais to tentando melhorar.Bom espero que o senhor leia tudo que lhe falei aqui e que o senhor possa me orientar estarei aguardando sua resposta obrigadaa ! :)

  • Ruama
    22/6/2014 - 11:18

    oii eu sou a Ruama tenho 15 anos sou diabetica desde os 11 anos de idade minha primeira glicose foi 115 quando descobri tenho falimiares diabeticos inclusive minha mãe perdi glicose quando nasci tiverem que raspar minha cabeça hoje me encontro gravida ainda não sei com quantos meses eu tou pois não tou fazendo pré-natal nada mais ja estou me organizando(nas minhas contas so pro senhor ter uma noção acho que tou com uns 2 meses). tomo insulina mais no momento não tou e eu tou muito preucupada com essa situação não por mim mais pelo meu filho pq eu tenho a pura consiência que gravidez na minha idade é perigoso e ainda mais com diabetes não vou mentir pra o senhor Dr.Daniel faço muita coisa que um diabetico não pode fazer mais to tentando melhorar.Bom espero que o senhor leia tudo que lhe falei aqui e que o senhor possa me orientar estarei aguardando sua resposta obrigadaa ! :)

  • Nitiele Gonçalves
    30/6/2014 - 15:08

    Ola sou diabetica tipo 1 ja fazem 11 anos, hoje ja estou com 22 e ja tive um aborto com menos de 3 meses de gestação. Hoje estou grávida de 18 semanas e minhas duvidas e preocupações em relação a gestação so aumentam. Minha glicose nunca foi bem controlada mesmo me alimentando corretamente. Como posso fazer pra ter uma gravidez mais saudável e dicas para controlar melhor a glicose.

  • lúcia
    12/8/2014 - 16:33

    Olá...sou diabética tipo II, estou grávida de 26 semanas, minha glicemia está bem descontrolada, por mais que eu faça para manter o controle cada dia fica mais complicado. Minha médica já triplicou as doses da minha insulina, mas não anda resolvendo quase nada. Estou preocupada, os meus destros dão valores como: 200, 260 à 160...

  • susana
    15/10/2014 - 14:29

    Mrusso exame em jejum da glicose deu 102 na gestação gostaria de saber se estou diabética.

  • susana
    15/10/2014 - 14:31

    Meus exames em jejum deu 102 na gestação gostaria de saber se estou com diabete gestacional.

Cadastre seu comentário!

623 Usuários On-Line




Surgyplast


Novos Associados

Bem-vindos:

  • Eline - SE
  • Mariana - SP
  • Mário - PA
  • Mdelem - SP
  • Aline - MG
  • Sidney - SP
Entrevistas
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Outubro - 2014
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.