- Diabetes, Vida e Comunidade

Açúcares e Adoçantes Artificiais

1/4/2002 - DiabeteNet.Com.Br


Adocicado, salgado, saboroso e cheiroso. Como as crianças aprendem desde cedo, estes são os quatro aspectos do paladar. Há algum tempo pessoas que tinham diabetes eram privadas pelo resto da vida de sentir um dos mais prazerosos destes sentidos: o sabor doce. Hoje as regras para se evitar o açúcar estão mais livres. E novos adoçantes artificiais podem promover tão bom sabor doce quanto o açúcar, sem o efeito calórico promovido por ele, principalmente no seu peso. Como resultado, pessoas com diabetes podem hoje comer refeições tão boas em sabor como em nutrientes.

A vida doce

Açúcar de mesa (sucrose) sempre foi considerado muito perigoso para pessoas com diabetes. Pelo fato de ser um açúcar, médicos e nutricionistas consideravam que poderia ser mais rapidamente digerido e absorvido pelo sangue que carboidratos complexos, como os encontrados em batatas e pães.

Eles não estavam completamente certos. Ao menos dez recentes estudos mostraram que simples açúcares não elevam os níveis de glicose no sangue mais alto ou mais rapidamente que outros carbohidratos. A Associação Americana de Diabetes modificaram suas recomendações nutricionais em 1994. As novas recomendações dizem: "evidencias científicas têm demonstrado que o uso da sucrose como parte do planejamento de refeições não atrapalham o controle de glicose em indivíduos com diabetes insulino-dependentes (tipo I) ou não-insulino-dependentes (tipo II)."

As entediantes listas que dizem a você exatamente quantas colheres de açúcar pode comer por semana hoje não são necessárias. No entanto, uma regra importante permanece: Você deve distribuir o açúcar no seu plano de refeições que foi traçado com seu nutricionista. Açúcar não é uma "comida livre". Ele conta como carbohidratos. Você deve substituir o açúcar por outras comidas que contenham carbohidratos.

O que é uma comida açucarada? As informações nutricionais contidas nas embalagens dos alimentos informará quanto de açucares e carbohidratos possui o alimento em uma certa quantidade de gramas. Seu nutricionista pode ajudá-lo a "ler" estas informações e poderá informar também quanto carbohidrato poderá ser ingerido por você a cada dia.

Mas...
As novas recomendações parecem boas, mas ainda há razões para limitar a quantidade de ingestão do açúcar. Comidas com açúcar são em geral comidas sem muitos nutrientes. Elas têm calorias, mas perdem em vitaminas, minerais, e fibra, que são importantes para sua saúde. Comidas feitas com muito açúcar em geral são ricas em gorduras. Observe trocas feitas em suas refeições por alimentos como sorvetes, bolos ou chocolates. Meia taça de sorvete pode ter mais carbohidratos e gorduras que um bocado de frutas juntas. Além disto comer comidas com alta taxa de gorduras coloca você em um risco de doenças no aparelho cardio-vascular.

Lembre-se também que pessoas diferentes têm respostas diferentes a alimentação. É uma boa idéia testar sua taxa de glicose no sangue após comer alimentos com açúcar. Você pode ser capaz de ingerir açúcar sem que a taxa de glicose no sangue subir rapidamente. Se você toma insulina, seu médico pode ajudar a ensina-lo como incrementar sua dose quando você planeja comer algo contendo açúcar.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • Lucinéia
    20/1/2011 - 13:59

    Meu filho fez um exame de glicema que deu 103, repeti o exame deu 100, gostaria de saber quais os riscos, se ele é diabético, estou apavorada, qual a dieta? o médico disse que está no limite do valor para diabétes. Daqui 30 dias vou fazer um exame para ver a tolerância para o diabétes.

    obrigada

  • ARLETE
    13/12/2012 - 20:18

    MEU EXAME DEU 108. QUAL TIPO DE AÇÚCAR DEVO USAR?

  • Dulcineia
    16/2/2013 - 22:28

    tenho diabetis tipo 2 qual o melhor açucar pra eu usar?obrigada

  • Eliane
    12/4/2013 - 21:41

    Sou diabética e gostaria de saber quel o nome do açúcar de diabéticos que posso usar.

    Grata
    Eliane

  • Domingos dos Santos
    1/5/2013 - 09:08

    Sou diabético tipo II meus familiares me assustam com muitas recomendações sobre alimentos, principalmente sobre o açucar. Agradeceria ter ajuda sobre alimentos

  • elizabeth
    19/7/2013 - 16:44

    com 136 na taxa de glicose já é diabetes.? E se for o que fazer

Cadastre seu comentário!

271 Usuários On-Line




Surgyplast


Novos Associados

Bem-vindos:

  • Valdete - RJ
  • Bruna - RJ
  • Jeferson - SC
  • Selma - SP
  • Antonio - SP
  • Vera - MG
Dicas
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2014
D S T Q Q S S
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.