Tipos de açúcares

1/4/2002 - DiabeteNet.Com.Br


Há muitos tipos de açúcar na natureza. Esteja atento pois, em geral, as embalagens dos alimentos colocam todos os tipos de açúcares agrupados sob o título de açúcares. O açúcar comum de mesa é chamado de sucrose. Você pode reconhecer outros açúcares por causa de seus nomes químicos que possuem a terminação -ose. Isso inclui a sucrose (também conhecida como dextrose), frutose (também conhecida como levulose), lactose, e maltose. Outros tipos de açúcares são do grupo de álcools: sorbitol, xylitol e manitol.

A frutose e os açúcares do grupos de álcools deverão ter menor efeito no nível de glicose de seu sangue que a sucrose ou outros carbohidratos. Esses adoçantes devem ser utilizados de maneira moderada. Mas não há razão para utilizá-los em grandes quantidades no lugar do açúcar. Quantidades grandes de frutose pode aumentar o nível de gordura no sangue. No caso dos açúcares do grupo álcool é difícil determinar a quantidade de calorias que possuem.

Sucrose pode ser reconhecido sob outros nomes além de açúcar de mesa, dependendo da forma que foi processado. Açúcar mascavo, rapadura, melado, açúcar refinado, açúcar de confeiteiro, açúcar de cana, todos são o mesmo açúcar de mesa.

Outros alimentos também possuem altas taxas de açúcares: caldo de cana, mel, glucose de milho, leite condensado e chocolate. Alguns destes alimentos são também altamente saturados em gorduras, um ítem que devemos limitar.

Adoçantes artificiais
Não jogue fora seu adoçante artificial só porque o açúcar deixou de ser o "vilão" da nutrição para o diabético. Adoçantes artificiais são considerados alimentos de uso livre. Eles fazem os alimentos ficarem doces mas adicionam muito poucas calorias e não fazem elevar sua taxa de glicose no sangue. Não são contados como carboidratos ou como gorduras. A Associação Americana de Diabetes aprova o uso de três adoçantes artificiais em quantidades moderadas.

Sacarina:
A sacarina pode ser utilizada em alimentos quentes ou frios. Como você deve ter escutado, a sacarina quando usada em excesso demonstrou, em animais de laboratório (ratos), ser cancerígena. Ratos têm sido bons modelos de referência para humanos mas no caso da sacarina parece que essa relação não é apropriada, pois evidências demonstradas em estudos feitos em pessoas sugerem que a sacarina não é cancerígena para humanos. A sacarina pode ajudar em muito a pessoas com diabetes ou obesas a atingirem a saúde, diminuindo o consumo de calorias. A associação Americana de Diabetes recomenda porém que mulheres grávidas evitem o uso da sacarina. Apenas você poderá decidir entre o risco pequeno ou até zero de adquirir câncer pela ingestão de sacarina e o risco de continuar obeso ou de não conseguir manter sob controle sua taxa de glicose. Mas se assim mesmo quiser evitar ou diminuir a utilização da sacarina existem no mercado outros adoçantes disponíveis.

Aspartame:
O aspartame (NutraSweet) é um adoçante recente no mercado em relação à sacarina. Por ter poder adoçante de 180 vezes maior que o açúcar, precisamos de quantidade muito pequena para adoçar os alimentos. Por isso, mesmo possuindo calorias, o aspartame acrescenta muito pouco valor calórico à comida. Pessoas fenilcetonúricas não podem ingerir nada que possua aspartame. Para as outras pessoas o aspartame parece ser muito seguro. Algumas pessoas podem apresentar algumas reações alérgicas mas nenhum efeito parece ser muito grave ou comum.
Um problema com o aspartame é que ele perde o poder adoçante quando esquentado. Como resultado, não pode ser levado em alimentos cozidos ou assados como bolos. Em caso de alguns destes alimentos pode ser adicionado ao final do cozimento apenas.

Acesulfame-K:
É um dos mais novos adoçantes do mercado. O acesulfame-K (Sweet One) pode ser utilizado em alimentos cozidos ou assados mas infelizmente não atinge a mesma textura do açúcar.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • Carlos
    5/7/2010 - 10:58

    Em números quanto a glucose é em relação ao nosso açucar para um diabético?

  • antonio
    30/7/2010 - 21:00

    Quando pergunto a alguém se garapa faz mal para o diabetes,
    inclusive a médicos,ninguém dá uma resposta direta.Um ne-
    frologista de São Vicente-SP disse:"se o pâncreas ainda tiver
    uma reserva de insulina,não há problema em bebê-la.É só -
    fazer o teste papilar no dia seguinte(jejum 8 hrs).

  • manoel
    4/2/2012 - 23:29

    minha taxa de glicoseja estve, no início ha dois anos atraz 280, mas quando comecei a me cuidar, cortandosomente o açucar e a usar adoçante, caiu pa 135 ou 140 e consigo ficar assim,mas euqueria saber se rapadura faz mal.

  • Sérgio Mendes de Abr
    6/7/2012 - 06:27

    Olá, Bom Dia! Gostaria de saber se é mito ou verdade que adoçantes artificiais durante muito tempo de uso, pode transmitir Cancer? Bom Final a todos.

  • sonia maria
    23/7/2012 - 11:53

    gostaria de saber si o uso exagrado de adoçante aumenta a diabetes , pois gosto muito de sorvetes e faço duas vezes na semana,mas uso leite desnatado, creme de leite light, leite de coco tbm light e coco sem açucar, e o adoçante TAL E QUAL, minha diabetes nao baixa, e tenho dietas de tdo integral em casa, me informe isso, obrigada,sonia maria

  • aline
    26/2/2013 - 11:14

    E o isomalte? pode ser consumido por diabéticos? ele é um açucar?

  • Vicente
    23/3/2013 - 18:39

    Tenho também algumas dúvidas, exatamente como os comentários dos colegas. Sobre o uso de adoçantes se futuramente ele proporcionaria câncer. E também garapa, para quem tem diabetes, se deve eliminar completamente. Boa noite, obrigado!

  • WILSON
    28/3/2013 - 13:26

    Olá,eu sou diabete tenho ansiedade,tenha haver com adoçante.

  • PEDRO
    3/9/2013 - 22:30

    A RESPOSTA ESTA NO ALPISTE, MUITO BOM!

Cadastre seu comentário!

724 Usuários On-Line




Surgyplast


Novos Associados

Bem-vindos:

  • Pcp - MG
  • Dionisio - BA
  • Vanda - RJ
  • César - MG
  • Raimundo - MA
  • Alex - SP
Dicas
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Setembro - 2014
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.