Pessoas com diabetes têm seus direitos garantidos

29/9/2005 - ADJ


A coordenadora da Comissão Jurídica e vice-presidente da ADJ, Dra. Ione Taiar Fucs, concedeu mais uma entrevista para o Jornal da ADJ. Desta vez, a advogada fala do sucesso de pacientes que estão garantindo que seus direitos sejam cumpridos.

 

Jornal da ADJ: Existem leis que garantem o fornecimento gratuito de gêneros para o tratamento e controle do diabetes a seus portadores?

Dra. Ione: Sim. A Constituição Federal é a nossa Lei Maior e também nossa Constituição Estadual repete o que a Federal determina. Além disso, temos em São Paulo, a Lei Estadual nº 10.782/2001.

 

Jornal da ADJ: Elas são municipais, estaduais ou federais? Quais são elas? Elas funcionam na prática?

Dra. Ione: São Federais, Estaduais e Municipais. A seguir, cito algumas leis de São Paulo e de outros Estados, que localizamos no site da SBD. Se as leis não funcionam, o cidadão tem mecanismos jurídicos para obter o seu funcionamento, uma vez que estamos falando de direitos fundamentais. As leis são:

Lei Estadual nº 1751, de 26/11/1990 - Dispõe sobre a obrigatoriedade do poder público instituir, como direito do cidadão, uma política de saúde preventiva do diabetes no Rio de Janeiro.

Lei Distrital 640, de 10/01/94 - Dispõe sobre a distribuição de medicamentos e tiras reagentes no Distrito Federal.

Lei Estadual nº 3436, de 03/07/2000 - Dispõe sobre a criação de campanhas permanentes de prevenção, controle à diabetes pelo poder executivo em todo Estado do Rio de Janeiro.

Lei Estadual nº 10782, de 09/03/2001 - Define diretrizes para uma política de prevenção e atenção integral à saúde da pessoa portadora de diabetes, no âmbito do Sistema Único de Saúde, no Estado de São Paulo.

Lei Estadual nº 14533, de 28/12/2002 - Institui política estadual de prevenção do diabetes e de assistência integral à saúde da pessoa portadora da doença no Estado de Minas Gerais.

Lei Estadual nº 3885, de 26/06/2002 - Define diretrizes para uma política de prevenção e atenção integral à saúde da pessoa portadora de diabetes, no âmbito do Sistema Único de Saúde, no Rio de Janeiro, e dá outras providências.

Portaria nº 74, de 27/12/2002 - A Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul aprovou a concessão de insumos adicionais necessários à monitorização domiciliar da glicemia capilar aos usuários do Sistema Único de Saúde, que estejam sendo atendidos pelos serviços públicos e/ou conveniados, dentro da área de abrangência de cada coordenadoria de saúde. Fica estabelecido, então, que serão fornecidos glicosímetros e 100 fitas reagentes, mensalmente, para indivíduos portadores de Diabetes Mellitus tipo 1 em tratamento intensivo com insulina.

Lei Municipal nº 2661, de 30/09/2002 - Define diretrizes para uma política de prevenção e atenção integral à saúde da pessoa portadora de diabetes, no âmbito do município de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná.

Lei Estadual n° 4119, de 1º/07/2003 - Dispõe sobre a distribuição gratuita de medicamentos e materiais necessários a sua aplicação e à monitorização da glicemia capilar aos portadores de diabetes. Para receber o benefício, o paciente deve estar inscrito no cadastro para pessoas com diabetes em unidade de saúde do Estado do Rio de Janeiro.

Decreto Municipal nº 43.237, de 22/05/2003 - Regulamenta a Lei n° 13.285, de 09-01-2002, que cria o Programa de Prevenção ao Diabetes e à Anemia Infantil na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo, e dá outras providências

Lei Estadual nº 12565, de 26/04/2004 - Define diretrizes para uma política de prevenção e atenção integral à saúde da pessoa portadora de diabetes, no âmbito do Sistema Único de Saúde, e dá outras providências, no Estado de Pernambuco.

Jornal da ADJ: O que as pessoas com diabetes fazem para garantir o fornecimento em locais onde as leis não são cumpridas? Quem deve ser procurado?

Dra. Ione: As pessoas devem sempre se dirigir aos Postos e Secretarias de Saúde. Se não forem atendidos, deverão ingressar com ações judiciais, seja através de advogados particulares ou públicos (Procuradoria de Assistência Judiciária, em São Paulo ou Santa Catarina ou ainda, nos demais estados na Defensoria Pública ou convênios com a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil).

 

Jornal da ADJ: Após conseguir a liminar o fornecimento está garantido? Em São Paulo, quantas pessoas já receberam a liminar?

Dra. Ione: Sim. Após a concessão de liminar o fornecimento de medicamentos e insumos está garantido enquanto ela perdurar. Não temos levantamento estatístico exato, mas sabe-se que já são milhares de ações judiciais propostas. Muitos associados já ingressaram com ações e já estão recebendo tudo o que seus médicos solicitaram para o seu controle, conforme noticias que chegam diariamente a ADJ.

 

Jornal da ADJ: Quais os passos posteriores à liminar?

Dra. Ione: Esta é parte processual. Diz respeito ao andamento do processo judicial e cada advogado sabe como proceder, pois enquanto o processo tem seu andamento normal, o autor da ação estará recebendo mensalmente todos os medicamentos e insumos prescritos pelo seu médico.

 

Jornal da ADJ: Se a pessoa conseguir a liminar e mais para frente perder, ela terá que devolver tudo o que recebeu?

Dra. Ione: Não será necessário devolver, uma vez que o que se está pleiteando é que o Estado custeie o tratamento adequado. Quem obteve a liminar, já fez uso dos medicamentos e insumos, pois estamos falando de vida e saúde e não de impostos.

 

Jornal da ADJ: Algum processo já foi julgado em última instância? Foi favorável?

Dra. Ione: Não temos conhecimento de nenhum processo de fornecimento de medicamentos e insumos de diabetes que já tenha chegado a última instância.

 

Jornal da ADJ: Se um processo for favorável, o direito está garantido por quanto tempo? Caso as leis sejam cumpridas, cessa o fornecimento?

Dra. Ione: Enquanto houver a necessidade de quem requereu o fornecimento, o direito lhe estará garantido. No caso de que as leis sejam cumpridas o fornecimento continua da mesma forma, pois essa é a finalidade delas.

 

Jornal da ADJ: A senhora tem conhecimento de alguma Ação Civil Pública no Estado de São Paulo?

Dra. Ione: Sim. A PAJ (Procuradoria de Assistência Judiciária) distribuiu uma Ação Civil Pública (Proc. nº 83/053.05.001305-2), em 26 de janeiro de 2005, perante a 13ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de São Paulo contra o Município e o Estado de São Paulo. Foi requerida Antecipação de Tutela, que por ora foi negada e pende recurso no Tribunal de Justiça. Aguarda-se a defesa a ser apresentada pelo Município e pelo Estado.

 

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • cirene lewerentz
    29/1/2010 - 12:35

    qual o direito de um diabetico

  • sueli
    3/3/2010 - 13:01

    oi eu teho 25 anos e estou com diabetes,mas os medicamnetos me fazem passar mal,ter ate desmaios,não posso sair sozinho em nen consigo trabalhar,então eu tentei me encostar,dei entrada no alcilio doença,mas foi negado o que devo fazer?

  • eliete
    22/3/2010 - 12:48

    tenho um filho de 16anos que a 4 tem diabetes tipo1,
    gostaria de saber se ele tem direito aos 3 salario minimos que a lei fala,se ele tiver o que devo fazer.

  • elizabeth
    30/3/2010 - 02:17

    sou portadora de diabetes e gostaria de saber se tenho direito de ajuda finceira, sou funcionaria publica aposentada, tenho precatoris a receber do governo do distrito federal, gostaria de saber se existe lei que me ampara no sentido de prioridade , para que o gdf me pague, já que alegam nao ter verba para tal.

  • flavia marcela
    31/3/2010 - 15:20

    oi tenho uma filha de 6 anos que e portadora de diabete tipo 1 ha um ano
    me enformei que ela não tem direito ao alcilio doença por ela não e encapaz
    mas eu não posso trabalha mas para cuida dela 24 horas.
    gostaria de saber o que eu faço?

  • Rose Mary
    2/4/2010 - 20:53

    Eu tenho 55 anos , sou diabética e tenho pressão alta. Há 3 anos atrás meu marido que é aposentado abandonou o lar, quero saber os meus direitos. Mesmo porque ele não me deixava trabalhar desde o casamento. Pra piorar a situação me apareceu um esporão de calcâneo e uma inflamação no joelho que me impede de andar como antes, que faço?
    Por favor me ajudem!!!!

  • clemilda
    7/5/2010 - 10:43

    gostaria de saber se o governo nao poderia dar uma ajuda para as crianças diabeticas,como uma bolsa familia pois a maioria das maes nao podem trabalhar para cuidar de seus filhos

  • clarice
    8/6/2010 - 09:38

    OI,TENHO DIABETES A 20 ANOS E HOJE NÃO CONSIGO MAIS SAIR DE CASA SOZINHA,JÁ TIVE UM ACIDENTE NA RUA E NÃO TENHO MAIS COMO TRABALHAR.GOSTARIA DE SABER DOS MEUS DIREITOS?POR FAVOR!

  • MATILDE
    9/6/2010 - 11:28

    Tenho 52 anos , diabetes ha cinco, gostaria de saber si tenho direito ao aprelho para verificar a glicose, Si tenho onde e como deve proceder para aquisisão do mesmo. Obrigada.

  • débora
    1/7/2010 - 17:35

    olá minha mãe tem 63 anos,é diabética há 10anos,e ususria de insulina a 2 semanas, gostaria de saber se ela tem direito em alguma ajuda ou cesta? obrigada

  • vancley
    17/8/2010 - 20:43

    tenho 29 anos sou diabetico desde 21 anos de idade, tomo insulina 2 vezes por dia ultimamente ando sentido muitos problemas, moro na roça não trabalho por meu estado de saúde. gostaria de saber se tenho algum direito, e como faço para recorrer? Obrigado

  • Silvana
    20/8/2010 - 13:07

    Olá! sou diabetica a 4 anos e gostaria de saber se tenho Algum direito em termos de benefícios.

  • edipo silva
    20/8/2010 - 16:47

    ola sou dibetico des dos 5 anos de idade hoje tenho 23 anos e queria saber se posso me aposentar porque nao consigo empre fichado doda vez que vol a uma emtrvista e que falo que sol dm nao consigo trabalho tenho ou nao tenho direito a aposentadoria

  • Sandra Paolini
    27/8/2010 - 20:44

    OLA!!!
    Tenho 34 anos, sou diabetica a 13 anos. Não sou insulino depentente, tomo glavusmet , que é um medicamento de autocusto.Gostaria de saber se tenho direito de receber esse medicamento pelo governo ( moro em SP), pois não tenho condições de pagar mesmo com o disconto dado pelo laboratório.
    obrigada

  • frank
    30/8/2010 - 00:04

    Oi tenho dm tipo1 e queria reclamar das dificuldades de encontrar produtos dieteticos e quando encontro pesa a metade e custam o dobro do preço de produtos comuns

  • lourdes
    21/9/2010 - 15:33

    como posso conseguir o glicosimetro de graça, pois nao tenho condiçoes de comprar o aparelho

  • Cristina
    1/11/2010 - 14:39

    boa tarde,
    gostaria de tirar uma duvida, sou diabetica, e hoje tomo medicamentos e insulina fornecida pelo estado, o que agradeço. minha duvida seria se sendo biabetica teria direito a tratamento dentario nos Sistema Unico de Saude, pois o custo e muito alto.
    desde ja agradeço a atenção dada a minha pessoa

  • Cristina
    1/11/2010 - 14:42

    boa tarde,
    gostaria de tirar uma duvida, sou diabetica, e hoje tomo medicamentos e insulina fornecida pelo estado, o que agradeço. minha duvida seria se sendo biabetica teria direito a tratamento dentario nos Sistema Unico de Saude, pois o custo e muito alto.
    desde ja agradeço a atenção dada a minha pessoa

  • Eliezer
    16/11/2010 - 07:07

    Bom dia !
    Sou diabético, tenho 53 anos, trabalho informalmente há quase +- 18 anos e já contribuí para previdência uns 16 anos consecutivos. Teria algum auxílio trabalhista ?

  • Helio r oliveira
    16/11/2010 - 12:00

    quero saber sobri os direitos do diabeticos em relaçao a posentadoria e outros direitos

  • alessandra souza
    27/11/2010 - 19:15

    oi tenho 30 anos e tenho dmt tipo 1 tenho direito a posentadoria sim ou nao

  • ana claudia
    3/1/2011 - 21:45

    Olá, sou diabética a 12 anos, me trato pelo SUS, trabalho no comercio desde meus 15 anos e hoje me sinto muito fraca no trabalho sentindo muito enjoo, gostaria de saber quais são meus direitos e se tenho direito a passe livre. Por favor me responda se possivel me dizendo quais são meus direitos. Desde já agradeço.

  • eliete de oliveira
    4/1/2011 - 15:53

    sou diabetica ha 20 anos;tenho 57 anos e gracas a deus nao tinha precisado de ajuda do governo,mais no momento nao consigo trabalho e preciso muito dos medicamentos e ajuda financeira como devo procurar me inscrever nos projetos daprefeitura;estado;etc.desde ja agradeco-lhes

  • valeria
    31/1/2011 - 13:31

    Ola, gostaria de saber se eu tenho algum beneficio do governo pois sou diabete tipo 2 a 5 anos.

  • marcia de oliveira
    9/3/2011 - 03:09

    sou diabetica e surda,gostaria de saber se tenho direito a beneficio,visto que não consigo trabalho devido a deficiencia auditiva. obrigado pelas informa
    ções

  • celia
    11/3/2011 - 00:18

    sou diabetica á 1 ano, e gostaria de saber se tenho direito ao RIO CARD ESPECIAL .DIABETE TIPO 2.
    obrigado.

  • josue Felix
    21/3/2011 - 12:58

    auxilio doença,olha descobri o diabetes tipo1ha cinco anos no momento estou desempregado e me sentindo muito fraco,tenho direito ao auxilio doença?




  • antonio
    26/4/2011 - 09:35

    sou diabetico fazo uso de insulina 02 vezes ao dia e tenho pancreatite cronica, tenho dificuldade de trabalho por sentir dores, fico muito cansado com qualquer esforço fisico tenho 55anos, queria saber se consigo me aposentar por doença tenho mais de 22 anos de contribuição - espero uma respota muito obrigado

  • miriam
    12/5/2011 - 19:43

    tenho uma filha com diabetes tipo 1, pois fikei sabendo ke terria uma salario ,pois nao posso trabalhar por este motivo precisa de cuidados.so kem trabalha é meu esposo . pois meddiante a este salario ke ele ganha , isto é lei ou nao .

  • nilza
    16/5/2011 - 07:10

    tenho uma filha de 13 anos que a 3anos desenvolveu diabetes melit 1 quero saber se ala tem direito ao auxilio algum beneficio para sua diet onde os produtos muito caros e todo diabetico necesita dessa dieta grata

  • JOÃO CARLOS MENDES D
    17/5/2011 - 18:33

    GOSTARIA DE SABER TUDO SOBRE O DIABETICO EX: QUE SE PODE COMER E O QUE NÃO PODE EM GERAL COMO FRUTAS, LEGUMES,ORTALIÇAS E ALIMENTOS GERAIS, EU TOMO INSULINA E OS COMPRIMIDOS PARA CONTROLAR A CLICOSE, SABER TAMBÉM SE TENHO DIREITO AO RIO CARD DE GRATUIDADE.

  • ana oliveira sousa
    29/5/2011 - 22:09

    ola tenho 53 anos sou diabetica nao consigo emprego gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria ou a algum beneficio do governo

  • Elton
    16/6/2011 - 20:18

    Gostaria de saber se portadores de diabetes tem direito a posentadoria,sacar pis-pasap,fgts.

  • nadir
    24/6/2011 - 19:53

    tenho 55 anos sou diabetica a seis anos , sou professora aposentada , ha dois anos que vem um desconto de imposto de renda ; tem alguma lei q min ampara? pois ganhou pouco e gasto muito com remedio.

  • teresa
    24/7/2011 - 20:51

    minha mae tem diabetes tipo 1 a 13 anos nunca trabalhou de carteira assinada ela tem direito algum beneficio?

  • cida
    27/8/2011 - 16:06

    oi tenho 40 anos,sou portadora de diabetes insípidus centra há 8 anos faço uso do ddavp diariamente que é fornecido pelo governo gostaria de saber se tenho algum direito legal junto ao inss , já que sou contribuinte há 15 anos .

  • Alessandra Rivieri
    5/9/2011 - 15:20

    Olá, tenho uma filha com diabetes tipo 1 desde os 6 anos, hoje ela tem 7 anos e meio, e quero saber se há amparo na lei para garantir aposentadoria a ela, como forma de prevenção e suporte a seu crescimento. Nossa família é de classe C, e nos viramos como podemos para garantir que ela tenha uma vida normal, mas apesar do governo fornecer os medicamentos, para crianças as agulhas são muito invasivas e machucam. Optamos pelas canetas de insulina mas o custo é bastante alto. Outro fator é a alimentação, pois produtos para diabéticos custam em média o dobro do que os normais. Há como conseguir esse benefício para ampará-la?

  • maria de lourdes g g
    12/9/2011 - 11:38

    tenho diabetes melitus, uso remedio mas gostaria de saber se tenho direito a algum beneficio ou aposentadoria, pois nao tenho como trabalhar sinto muitas dores nas pernas.por favor me envie resposta para eu corre atrás. eu preciso muito . obrigada.

  • Celso
    28/10/2011 - 09:42

    A corrupção no país chegou ao ponto de um prisioneiro ter mais direito do que um trabalhador. Um prisioneiro recebe setecentos e tantos reais de auxílio. Sou diabético. Desde 1996 não consigo trabalhar na minha profissão, tenho hoje 63 anos e preciso da aposentadoria por invalidez para me manter. Será que é preciso cometer um crime para receber beneficio ? Enquanto isso a calhordada do planalto aumenta os próprios salários que já são altos. Em que país estamos vivendo ? Somos reféns desta quadrilha que faz pouco da constituição ?
    Até quando vamos ser espoliados em nossos direitos ?
    Vamos assistir inertes a morte de cada um de nós diabéticos ?
    O terrorismo vem do estado !

  • andressa
    17/11/2011 - 11:38

    olá! meu marido tem diabetes melitus há 7 anos e passa pelo médico todos os meses, ele trabalha em uma empresa no setor de usinagem,ultimamente a diabetes anda meia descontrolada por vários fatores, e o supervisor da empresa anda prescionando ele dizendo que se ele não cuidar da diabetes a empresa irá despedi-lo. Gostariamos de saber se ele tem direito ao auxilio doença, aposentadoria ou algum benefício?

  • Francisco Das Chagas
    22/11/2011 - 11:31

    Bom dia,tenho 35 anos sou diabético,pai de ters filhos,mais estou vivendo um drama as empresas estao me recusando por ser diabético,nao sei o que fazer,entrei em desespero por favor me ajude,obrigado.

  • Jacqueline
    25/11/2011 - 12:31

    boa tarde!ao início desse mês descobri que meu irmão deapenas 13anos tem diabets hoje faz 20 dias que ele está internado por conta disso e tbm por não ter o aparelho de midir a glicose gostaria de saber se o ministério da saúde disponibiliza esse aparelho grátis. por favor ajude-nos o número de pessoas com a doença está crescendo.

  • Jacqueline
    25/11/2011 - 12:32

    boa tarde!ao início desse mês descobri que meu irmão deapenas 13anos tem diabets hoje faz 20 dias que ele está internado por conta disso e tbm por não ter o aparelho de midir a glicose gostaria de saber se o ministério da saúde disponibiliza esse aparelho grátis. por favor ajude-nos o número de pessoas com a doença está crescendo.

  • Constantino Moreira
    2/12/2011 - 16:24

    Sou diabetico faço uso de remedios via oral necessito de um aparelho para fazer as medições de glicose, tenho a solicitação do medico para a aquisiçaõ do mesmo, mas fui informado em uma ubs do bairro jardim jovaia guarulhos sp que só tenho esse direito se eu fizer uso de insulina, como devo proceder para obte-lo

  • Fatima Brito
    5/12/2011 - 09:29

    Gostaria de saber quais os documentos necessários que devo apresentar na Secretaria de saude de meu Estado (Pará), para ter o direito de receber as fitas reagentes.

  • susana
    17/12/2011 - 16:32

    Meu filho tem 11 anos e a um ano tem diabetes.Meu marido e´funcionario publico do estado e o salario e´ de 1.200.como fazer para comprar produtos para a alimentaçao adequada para um diabetico com o governo se recusando a aumentar o salario.Ass.:susana.

  • susana
    17/12/2011 - 16:51

    Procurei a promotoria da criança e juventude da minha cidade Rio Grande para conseguir ajuda, pois não tenho condiçoes de dar uma alimentaçao adequada para meu filho.Na promotoria me orientaram a fazer trees orçamentos dos custos da alimentação diet,nos supermercados.Fiz o que a promotoria havia solicitado e me mandaram aguardar.Como nao entraram em contato comigo ,telefonei .Na promotoria ouvi da telefonista que eu era responsavel por arcar com as despezas de alimentação do meu filho.Me senti uma palhaça.Este tipo de procedimento dos promotores é LEGAL NO QUE DIZ RESPEITO A LEI!!!!!!!Ass.:susana

  • Aurora maria de souz
    12/1/2012 - 14:51

    Sou diabética há vários anos. Gostaria de mais informações.

  • katia
    25/1/2012 - 20:15

    sou diabetica e tenho esporao meu marido mim deixou tenho 43 anos e nao estou consiguindo emprego pq nunca trabalhei o q devo fazer
    prefiria consegui um emprego pq assim mim sentiria util

  • adriana
    1/2/2012 - 12:26

    óla meu nome e adriana tenho 26 anos
    sou diabetica há 5 meses gostaria de saber se tenho
    direito a ajuda de um beneficio do governo

  • ana paula vespasiano
    1/2/2012 - 22:48

    minha filha é diabetica etem que tomar um suprimento que custa 36,00 por semana ela tem o direito de receber gratuito do governo são quatro latas por mes
    o nome é grurcena ....

  • solange maier
    30/3/2012 - 23:43

    onde acho as respostas?

  • VERA
    3/4/2012 - 21:02

    GOSTARIA DE SABER SE TNHO DIREITO A ALGUM BENEFICIO POR SER DIABETICA TENHO 58 ANOS E TNHO DIABETE A 25 ANOS

  • VERA
    3/4/2012 - 21:06

    GOSTARIA DE SABER SE TNHO DIREITO A ALGUM BENEFICIO POR SER DIABETICA TENHO 58 ANOS E TNHO DIABETE A 25 ANOS e MEUS REMEDIOS NAO SAO FORNECIDO PELO SUS E SAO MUITO CARO

  • VERA
    3/4/2012 - 21:08

    GOSTARIA DE SABER SE TNHO DIREITO A ALGUM BENEFICIO POR SER DIABETICA TENHO 58 ANOS E TNHO DIABETE A 25 ANOS e MEUS REMEDIOS NAO SAO FORNECIDO PELO SUS E SAO MUITO CARO

  • BENMEDITO FERNANDO B
    13/4/2012 - 17:40

    SOU DIABETICO A MAIS 20 ANOS TIPO 1, MÉDICO ENDROCO, PEDIU MEUS INSUMOS JUNTO A SECRET,SAUDE DA PRAIA GRABDEM E OS MESMO NEGARAM A A ME ATENDER, O QUE FAÇO ,TOMO DIARIAMENTE INSULINA

  • BENMEDITO FERNANDO B
    13/4/2012 - 17:40

    SOU DIABETICO A MAIS 20 ANOS TIPO 1, MÉDICO ENDROCO, PEDIU MEUS INSUMOS JUNTO A SECRET,SAUDE DA PRAIA GRABDEM E OS MESMO NEGARAM A A ME ATENDER, O QUE FAÇO ,TOMO DIARIAMENTE INSULINA

  • BENMEDITO FERNANDO B
    13/4/2012 - 17:40

    SOU DIABETICO A MAIS 20 ANOS TIPO 1, MÉDICO ENDROCO, PEDIU MEUS INSUMOS JUNTO A SECRET,SAUDE DA PRAIA GRABDEM E OS MESMO NEGARAM A A ME ATENDER, O QUE FAÇO ,TOMO DIARIAMENTE INSULINA

  • BENMEDITO FERNANDO B
    13/4/2012 - 17:40

    SOU DIABETICO A MAIS 20 ANOS TIPO 1, MÉDICO ENDROCO, PEDIU MEUS INSUMOS JUNTO A SECRET,SAUDE DA PRAIA GRABDEM E OS MESMO NEGARAM A A ME ATENDER, O QUE FAÇO ,TOMO DIARIAMENTE INSULINA

  • lilian
    15/4/2012 - 15:51

    Sou diabetica,já fiz meu rio card especial tem quase 2meses e ainda não recebi. eu sempre ligo para o local para saber se chegou eles tem a cara de pau,e dizem que a pessoa responsável naõ foi buscar. Quer dizer temos que esperármos a boa vontade deles para podermos pegar.

  • Silvana Louzada
    23/4/2012 - 21:26

    Oi tenho um filho de 7 anos que e portador de diabete tipo 1 ha 6 meses e eu não posso trabalha para cuida dele 24 horas.
    gostaria de saber o que eu faço?

  • Margarida
    30/4/2012 - 02:44

    sou diabetica e hipertensa a 09 anos e tenho muitas dificuldades no trabaho, como cansaço, enjoo, dor nos pes entre outros. tenho 26 anos de contribuição ao INSS e gostaria de saber quais meus direitos.

  • lilian Brites dias
    7/5/2012 - 17:09

    Fiz meu Rio card Especial vaõ fazer 3 meses, todos os dias ligo para saber se chegou eles dizem que toda semana eles descem para o rio para pegar e nunca que pegam.Fiquei sabendo que é mentira pois eles naõ vaõ pegar nada no Rio,meu passe eu dei entrada em Itaboraí o telefone de lá inclusive, ningué m atende(36392079) .

  • lilian
    13/5/2012 - 19:11

    Gostaria de saber como devo agir se meu passe naõ chegar na data prevista, vai fazer 3 meses.E ainda naõ tenho nenhuma novidade,preciso me tratar naõ posso nem se quer me deslocar para outro local pois naõ tenho dinheiro.Estou desempregada.

  • lilian brites Dias
    23/5/2012 - 11:35

    Gostaria de saber se estaõ enviando agora os Rio Card de Dezembro.Os outros meses ainda não. Foi essa informação que obtive em Itaboraí. Muito obrigada,

  • fabiana
    28/5/2012 - 23:11

    gostaria de saber se a minha filha valéria que tem 6 anos e é portadora da diabetes mellitus tipo 1, se ela tem direito de um auxílio doença pelo INSS

  • rita de cassia
    19/6/2012 - 18:49

    gostaria de saber se tenho direito a beneficos
    pois tenho diabetes do tipo 2 e sou usuaria de insulina regular e nph agradeço desde ja por sua atenção

  • paula
    25/6/2012 - 13:50

    gostaria de saber se tenho direito a beneficos
    pois tenho diabetes do tipo 2 e sou usuaria de insulina regular e nph

  • magaly
    26/6/2012 - 20:12

    meu nome é magaly meu pai ficou doente e idoso naõ podi deixar ele e trabalhar fora por causa da doença dele hoje me encontro diabetica naõ consigo emprego tenho 43 anos queria saber se tenho direitos em alguma ajuda financeira pelo coverno perdi um pouco da visão naõ enxergo de perdo . gosta de saber se tenho esse direito obrigada

  • magaly
    26/6/2012 - 20:16

    observaçaõ naõ tenho ganho de nehum lado vivo de doaçaõ

  • Isabel
    13/7/2012 - 18:28

    Meu filho é diabético tipo 1 há 3 anos e tenho encontrado dificuldades para cuidar devido a necessidade de trabalhar 8 horas diárias.Também gostaria de saber se ele não tem direito a auxílio doença, pois , a alimentação para o diabético tem custo elevado.Não existe lei em Minas Gerais que me dê o direito de cuidar mais do meu filho ou seja estar mais próximo dele?

  • mauro b silva
    15/8/2012 - 16:29

    tenho um filho de 14 anos ele e diabetico do tipo 1 e estou desempregado o medicamento consigo gratis mas para manter a alimentaçao dele e muito caro gostaria de saber qual o direito dele se e que ele tem direito neste brasil por favor me ajude agradeço des de ja

  • monica a dutra
    17/8/2012 - 20:05

    tenho uma filha de 14 anos e tem diabetes tipo 1 a 4 anos e por isso não posso trabalha porq tenho q cuida dela 24hs por dia porq ela ainda não aceita sua doença não sei q faço poriso quero saber os direitos q ela tem ....

  • monica a dutra
    17/8/2012 - 20:07

    tenho uma filha de 14 anos e tem diabetes tipo 1 a 4 anos e por isso não posso trabalha porq tenho q cuida dela 24hs por dia porq ela ainda não aceita sua doença não sei q faço poriso quero saber os direitos q ela tem ....

  • Vany
    25/9/2012 - 13:33

    Tenho diabete há quase 3 anos do tipo 2 e estou sentindo mt mal com os medicamentos, quero saber quais os direitos que eu tenho ,sou funcionária publica em uma unidade escolar há 26 anos
    abraço agradeço desde já por me informar a respeito sobre as leis

  • rita
    28/2/2013 - 17:47

    Tenho diabetes incipidus central a 4 anos e gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria?

  • sandro
    10/3/2013 - 21:53

    tenho diabete tipo2 nao trabalho tenho direito do governo

  • anderson
    19/3/2013 - 15:02

    Gostaria daber ser aminha mae tem direito de ter rio card para sicuida da diabeti e de receber aguma renda do inss por te muito anos de carteira assinada

  • anderson
    19/3/2013 - 15:06

    Gostaria daber ser aminha mae tem direito de ter rio card para sicuida da diabeti e de receber aguma renda do inss por te muito anos de carteira assinada

  • sueli
    27/5/2013 - 22:31

    POR FAVOR! MINHA FILHA TEM 14 ANOS ELA E DIABETICA A 1 ANOS, GOSTARIA DE SABER OS DIRTEITOS DELA, E A FITA ELA TEM DIREITO? AGUARDO A SUA RESPOSTA MUITO OBRIGADA.

  • Kênia
    14/6/2013 - 08:31

    Sou portadora do diabetes tipo 2 e preciso equilibrar minha alimentação fazendo alimentação a cada 3h. A empresa que eu trabalho está querendo cortar meu café das 10h. Fui informada que vou ter que levar exame e laudo médico pra comprovar a doença a cada três meses, sendo que diabetes não acaba. Além disso, se comprovar com os exames e laudo que preciso me alimentar vou ter que pagar pelo lanche (uma fruta) na empresa, pois não vou poder trazer de casa.
    Existe alguma lei que possa me acobertar em relação ao meu direito em relação a alimentação?
    Aguardo pelo retorno.

  • tatiane
    18/6/2013 - 20:15

    quero saber se meu pai que tem diabetes que chega há 600 e pressão surper alta tem direito ao rio card especial...se alguem saber como posso estar fazendo me digam jah que meu pai jah tem 60 anos

  • alexsandra silva cap
    28/6/2013 - 11:13

    oi bom dia.
    passei em um concurso publico da prefeitura da minha cidade,montanha es, fui chamada para assumir minha funçao de auxuliar de serviços gerais,mas nao pude assumir porque a glicose deu de 162,quero saber se pela lei eu posso sim assumir por favor me ajude,estou muito triste.

  • monica jose da silva
    30/6/2013 - 19:24

    por isso e que eu apoio as manifestaçoes que estam acontecendo hoje no barasil os politicos cada vez mais roubando o dinheiro que contribuimos para o mosso futuro quando chega a hora que precisamos o proprio governo nao aceita o nosso pedido o nosso dereito que direito nos temos sou deabetica estou com catarata preciso sair para outro Estado para fazer uma cirurgia mas o inss nao me libera somente 15 dias preciso e de varios dias....... e uma cirurgia fora da minha cidade ate quando um diabetico que morre aos poucos vai ter direito quando for enterrado ou mos ultimos dias de vida estou de saco cheiro dessa ladainha de direito direito direito direito direito que nunca vi ficamos os montes de otarios pagando para esses safados de politicos curtindo com nosso dinheiro na vida cheia de mordomia enconto nos alguns nao pode fazer a dieta certa do diabetico que o endrocnologista passa para manter a vida mais saldavel porque e coro temos criança e bla bla bla bla chega de triteza

  • Djalma
    22/9/2013 - 11:16

    Tenho sou diabético a 35 anos, vou completar 60 anos, gostaria saber se tenho direito a aposentadoria quando fizer 60 anos, pois tenho direito a aposentadoria especial com 30 anos de serviço. se tenho, onde procurar esse beneficio. Aguardo atenciosamente uma resposta. Obrigado...........

  • Maria do Carmo moura
    7/4/2014 - 23:08

    Sou diabética a dez anos,tenho 57 anos e 35 de anos de contribuição para o INSS.por dois momento fiz uma simulação com relação a minha aposentadoria,sendo informada que terei uma perda de 50°/°no meu salario atual para o após aposentadoria.Gostaria de não ter mais nem um compromisso com trabalho.Há algum ha lei que mim acoberte ? Pois tem dias que mim sinto muito debilitada. para exercer qualquer atividade.

  • nayara
    21/5/2014 - 03:14

    Bom dia tenho uma filha de 6 aos que desenvolveu diabetes com 5 anos. Vou contar um pouco da minha historia eu sou a mãe de nathally trabalhava emuma refinaria na Bahia no município de são Francisco moro em madre de deus durante a noite eu fazia faculdade apos a doença da minha filha eu tive que sair do emprego abadoar a faculdade para cuidar da minha filha sou mãe solteira tenho mas uma filha e estou muito desesperada com minha situação porque não posso trabalhar para sustentar minhas filhas e já tentei pedir paraos emédicos u relatório para receber o auxilio doença mas eles negam e não tão nem ai para o meu problema e difícil cuidar de uma pessoas com diabetes se VC não te condições para manter a dieta da criança eu acho justo que o auxilio doença seja liberado pelo menos ate a criança fazer 18 anos ou pelo menos poder se cuidar não auuu7cho necessário se aposentar por invalidez as e preciso urgetemete de aj

  • Jose Carlos
    27/5/2014 - 10:22

    Quero saber dentro da empresa qual direito que quanto alimentação.
    Qual os cuidados que empreza tem que ter.

  • Anderson
    25/7/2014 - 01:15

    vou diabético a pouco tempo já tive cetoacidose, estou com um problema no pênis e estou precisando fazer uma cirurgia nele estou com um pouco da minha vista perdendo gostaria de saber se tem como eu mim aposentar ah lembrando eu estou pela caixa (inss) a 1 anos e 3 meses trabalhou no mc donalds minha diabetes é emocional peguei diabetes quando eu estava no mc donalds quero saber se a uma chance pelo menos de mim aposentar

Cadastre seu comentário!

641 Usuários On-Line




Surgyplast


Novos Associados

Bem-vindos:

  • Eny - SP
  • Luciana - SP
  • Beatriz - PR
  • Joao - DF
  • Durval - se
  • Samia - CE
Entrevistas
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum