Diabetes é a maior causa da cegueira

30/12/2007 - Correio de Sergipe


O diabetes é um dos principais motivos de cegueira no mundo entre a população economicamente ativa. Esta afirmação foi feita pelo oftalmologista Ângelo Araújo, sub-especialista em retina in vítreo e membro da Academia Americana de Oftalmologia. Ainda de acordo com o especialista, a doença é uma das principais causadoras de baixa de visão em pacientes com idade entre os 35 e 55 anos. Segundo os centros americanos de controle e estudo do diabetes, 12 mil novos casos de perda de visão a cada ano são registrados por conta da retinopatia diabética.

Para que diminuam a incidência de novos casos, a recomendação mais adequada é ter um acompanhamento rigoroso de um especialista, fazer o controle glicêmico, manter sob controle a pressão sangüínea e realizar o exame de visão pelo menos uma vez ao ano. A retinopatia diabética constitui-se numa grande ameaça para a preservação da saúde do paciente com diabetes e, um importante ônus social e econômico para o sistema de saúde. No entanto, uma administração bem-sucedida do diabetes requer um esforço conjunto.

O oftalmologista Ângelo Araújo alerta a população ainda a respeito dos riscos que o diabetes pode causar. "O diabetes pode afetar desde a circulação cerebral, causando derrames cerebrais até a circulação periférica dos membros, causando uma amputação, doenças renais, as chamadas nefropatias, isquemia cardíaca e infarto e alterações no olho. As alterações oftalmológicas em um paciente portador do diabetes, mostra perfeitamente como é que o corpo do paciente está reagindo. Então, o olho de um diabético seria um retrato do organismo dele. Portanto, um médico que é acostumado a lidar com os pacientes diabéticos tem facilidade de rastrear a situação do diabetes de uma forma geral", informou.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • marcia
    18/8/2010 - 17:18

    adorei o comentário pois,minha sogra é diabética e está perdendo a visão e estamos preocupados com isso.Precisamos saber se apenas um oftalmologista consegue detectar o que está procando isso nela ?

  • suellen
    27/8/2010 - 02:52

    oi gostei muito da sua resposta!
    eu tenho tias de genéticas tem diabete agora a minha tia esta cega por causa da diabete os medico não quis dizer mas tenho certeza que é por causa da diabete. eu quero saber se elas fazer tratamento tem cura? estao fazendo descaso com a minha tia todo dia ela vai ao pronto socorro cada dia mas mal eu sei que ela tem diabete acho um absurdo que estão fazendo só aqui em MT cáceres e agora ela ta cega, tem cura?
    como faz? oque tem q fazer?....
    bjs obrigada pela atenção.

  • ronaldo
    29/8/2011 - 21:11

    deve-se manter a diabetes principalmente em idoso a índices de 80 a 110 rigorosamente, para que a glicemia viajando pelo nosso corpo 24 horas não faça mais vítimas, uma vez que a glicemia alta circulante vai destruindo todos os pontos por onde passa

  • camila
    15/11/2012 - 22:11

    oi gostei muito da explicaçao!
    nossa como e dificil ver o que a diabete faz na vida da pessoa...
    meu tio descobriu que esta com essa bendita doença ha algum tempo,e cada dia que passa ela esta tomando conta do seu corpo...
    ja perdeu a visao de um olho,agora esta passando para o outro.
    doi demais ver esse sofrimento,uma pessoa que era tao alegre..agora nao pode nem sair sozinho.hoje ele estcom depresao.
    afetou seus rins,faz drenagem todos os dias..
    meu deus como e diicil.

Cadastre seu comentário!

665 Usuários On-Line




Surgyplast


Novos Associados

Bem-vindos:

  • Eline - SE
  • Mariana - SP
  • Mário - PA
  • Mdelem - SP
  • Aline - MG
  • Sidney - SP
Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Outubro - 2014
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.