Especialistas apontam mitos e verdades sobre o diabetes

27/2/2009 - Gazeta Online


Como em diversas doenças, os mitos e verdades também cercam o diabetes - doença metabólica crônica decorrente de uma deficiência de insulina - hormônio produzido pelo pâncreas - que pode ter fator genético ou de obesidade e sedentarismo. A doença pode trazer disfunção e falência de órgãos como rins, olhos, nervos, coração e vasos sanguíneos. Por isso, conhecer bem o problema, praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável - livre de doces e massas - contribuem bastante. Confira os mitos e verdades apontados pelos especialistas.

MITO - Diabetes é contagioso.


VERDADE - O diabetes não pega. É preciso acabar com essa discriminação de que o diabético não pode ter emprego, gestar um filho e crescer normalmente.  Temos exemplos de mães diabéticas que tem filhos com totalmente saudáveis.

MITO - Canela ajuda a controlar as taxas.

VERDADE - Não tem nenhum estudo científico comprovando isso. Há evidencias, observadas na prática clínica, que algumas plantas, como a pata de vaca e folha de insulina realmente ajudam a controlar e diminuiu a necessidade de insulina. Mas isso não quer dizer que o paciente deva parar de usar os medicamentos e a insulina.  Existem alguns estudos em relação à canela, porém são estudos preliminares, que merecem mais esclarecimentos, para provar esse efeito satisfatório.

MITO - Diabético pode consumir mel, açúcar mascavo e caldo de cana sem problemas.

VERDADE -
Esses produtos são naturais, mas tem glicose e fazem subir a taxa. O diabético até pode consumir, mas ele deve estar compensado, ter noção de que não pode abusar e compensar com a insulina. Nós (médicos)  só liberamos para diabéticos que compreendem esses cuidados.

MITO - A aplicação de insulina causa dependência química. 

VERDADE -
A aplicação de insulina não promove qualquer tipo de dependência química ou psíquica. O hormônio é importante para permitir a entrada de glicose na célula, tornando-se fonte de energia.

MITO - A ingestão do açúcar em excesso é o causador do diabetes

VERDADE - A ingestão do açúcar em excesso pode levar ao aumento de peso, o que poderia, por fim, ser o fator causador do aparecimento da hiperglicemia. A doença está relacionada ao aumento de peso e ao sedentarismo, aliados à carga genética. No caso do Diabetes Mellitus Tipo 2 e à auto- imunidade no Diabetes Mellitus Tipo1.

MITO - É possível deixar de aplicar insulina por meio da eliminação da ingestão de carboidratos.

VERDADE - Não, pois o próprio organismo produz glicose. O carboidrato eleva a glicemia com mais rapidez, por isso sua ingestão deve ser contada. No diabetes Tipo 1, é necessária a aplicação de insulina diariamente, já que o pâncreas não produz este hormônio. Portanto, mesmo que não coma carboidratos,precisará aplicar insulina. No caso do diabetes Tipo2, há uma dificuldade na ação
da insulina (resistência) associada à redução de sua produção no pâncreas. Assim, a pessoa com diabetes Tipo 2 pode vir a precisar de insulina em algum período do tratamento, mesmo que esteja controlando a ingestão de carboidratos.

MITO - Não é permitido ingerir bebidas alcoólicas

VERDADE -
O consumo é permitido, mas com alguns cuidados: de forma moderada e sempre junto a uma refeição, pois o consumo isolado pode levar a hipoglicemia ou dificultar a recuperação de uma crise hipoglicêmica. Também é importante fazer a monitorização de glicemia antes e depois de tomar bebidas alcoólicas.

MITO - Quem tem diabetes deve fazer somente exercícios leves.

VERDADE - Todos os diabéticos devem ser estimulados a fazer atividades físicas, respeitando contra-indicações, se houver. De uma forma geral, os exercícios melhoram os níveis glicêmicos, diminuem as doses de medicamentos orais e da insulina.

MITO - Diabéticos que fazem uso de insulina sofrem de impotência sexual.

VERDADE - Embora a impotência seja uma complicação do diabetes, sua ocorrência não está ligada ao uso da insulina. Pelo contrário, a falta de tratamento adequado no controle da glicemia, colesterol e pressão arterial aceleram e aumentam a chance de seu aparecimento. Muitas vezes, introduzindo a insulina e controlando a glicemia, é possível melhorar o quadro de impotência sexual. Se o diabético está com a glicemia bem controlada, não sofre alteração de libido ou desejo sexual.

MITO - Diabetes tipo 1 é mais grave que o tipo 2.

VERDADE - Não existe uma relação de gravidade entre os dois tipos de diabetes. Na realidade, são situações diferentes, cada uma com suas características próprias, tendo em comum a presença da hiperglicemia.

VERDADE - Açúcar no sangue prejudica a memória. Para o diabético que apresenta hiperglicemia (aumento de açúcar no sangue) constantemente e não faz o tratamento correto, ele pode prejudicar a memória sim, pois esse aumento de açúcar pode causar alteração do fluxo sanguíneo para o cérebro.
 
VERDADE -
Estresse ajuda a descompensar o paciente. Se a pessoa ficar nervosa a glicose sobe.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • Roberto
    6/3/2009 - 20:36

    exelente conteudo,com poucas palavras mas o suficiente para ser entendido por todos.

  • Edith
    13/4/2009 - 08:20

    Diabetica há 12 anos, estou suando insulina actraphane
    há caminho de 2 anos, tenho constantes crises de hipoglicemia, que conselho a comunidade de diabetes me dá? deixo, reduzo a dosagem?
    preciso conselho medico. faço 40 por dia distribuida em 24 manha e 16 noite.

  • RINEL MARTINS
    27/5/2009 - 00:22

    TENHO 43 ANOS E A 10 ANOS DIABETICO;PROCUREI INFORMAÇAO SOB IMPOTENCIA, INJETO INSULINA 3 VEZES AO DIA.. MAIS MINHA VIDA SEXUAL ACABOU,OS NERVOS,ACABOU AS FORÇAS, AS VISTAS E TUDO NUM PRESTA MAIS. E UMA BELEZA...DIABETE CONTROLADA E UMA PIADA..

  • EDSON
    9/7/2009 - 08:49

    Gostaria de saber quais as vantagens de auxilio de trata
    mento da diabetes com ervas.

  • eu
    17/8/2009 - 19:57

    vc tem 43 eu tenho 23 anos e descobrir que tenho diabetes a 6 meses e nem por isso deixei de viver, a e só para vc saber minha diabetes é contolada (uso insulina 3 vez ao dia).

  • hjb
    27/8/2009 - 19:39

    tenho diabets tipo 1 a 3 anos , vou dar um conselho para o pessoal que faz academia, pergunta para seu medico se vc pode tomar esses suplementos CROMO QUELATO e o ZMA ambos podem ser consumidos por diabeticos, procure no google para que serve cada um,espero ter ajudado ate!!!

  • Madson Pereira de Pa
    5/11/2009 - 14:12

    Olá, sou diabético tipo1 há 23 anos.Tenho atualmente 35 anos e ultimamente estou tendo muitas hipoglicemias desapercebidas, principalmente de madrugada quando estou dormindo.Tomo 28u de insulina Lantus pela manhã e 05u de regular antes do almoço.Gostaria de saber porque isso está ocorrendo.Pode ser pela dosagem de insulina que uso diariamente? Ou pode ser por outro motivo como alimentação e excesso de atividade física?
    Um abraço. Madson - 05/11/2009

  • cirlene
    12/11/2009 - 16:35

    Olá, meu esposo tem diabetes, emagreceu 54 kilos, o seu peso atual é 80 kg. descobril a doença a pouco tempo 6 meses. apartir dai cortou o açucar total de sua alimentacao. Mas o seu maior problema sao dores nas pernas e em todos os membros inferiores, principalmente a noite, tem noite de nao conseguir dormir nem uma hora. Por favor me de um auxilio tenho medo do pior acontecer.

  • celiaribeiro
    17/3/2010 - 19:38

    tenho 51anos descobri agora dia 16/3 que estou com principio de diabete,sendo que ja vinha a dias sentindo, mt/sono,dores nas pernas e pes,bebendo mt agua o que eu bebia mt pouco,emagrecendo,apesar de esta comendo mt,urinando mts veses,minha visao horrivelmt cansaço,falta de ar,minha vida sexual sem vontadenenhuma as veses finjo ate que estou dormindo pro meu marido nao querer, quando o medico me falou parece que tive um choque e nao tive coragem de perguntar mas nada a eleestou mt desanimada sem coragem pra nada me ajudem preciso de um auxilio.

  • eudete
    15/7/2010 - 20:18

    gstaria de saber se perder noite é ruim pea quem tem diabetes pois trabalho a noite e tenho diabetes

  • thais
    17/7/2010 - 15:28

    gostei mais eu queria saber se diabeticos podem comer mel?

  • jose
    17/7/2010 - 15:31

    posso correr normal mente?ja q a diabete mexe com a circulaçao sanquinia

  • ricardo
    19/9/2010 - 15:44

    eu soube que receita feita com caldo de cana armazenado durante 15 dias diminui a glicemia pode me dizer algo sobre ser mito ou verdade. obg

  • lourenço chinaglia
    19/11/2010 - 16:08

    gostaria de obter informações sobre tratamento gratis
    junto ao governo e sobre aposentadoria especial para
    quem é diabetico e ja tem tempo para se aposentar.

  • falcom
    15/4/2011 - 23:52

    quero tirar minha dúvida com o especialista em diabetes: as vezes durante a noite a minha glicemia vai baixando aos poucos até os niveis 100/110 ou até 115, durante esse periodo não ingerir nada, depois disso percebo que ela começa a subir mesmo sem ter bebido ou comido alguma coisa, quando amanhece o dia vejo que ela estã alterada,
    minha pergunta é: a glicemia produzida pelo organismo sem ter ingerido nada, ela é prejudicial a saúde ou não? e porque isso acontece?

  • luciano
    20/4/2011 - 20:15

    minha esposa ta gravida e tem diabets quero saber se a criança pode nascer com secuelas como ceguise naser
    com problemas na mente e outros

  • Fernando
    24/4/2011 - 10:25

    Olá amigos. Até uns 3 meses a trás,eutinha o diabetes tipo 2. agora, a minha diabetes evoluiu para tipo 1. O médico me receitou a insulina.Estou muito preocupado com isso. Principalmente em relãção a impotencia sexual,uma vês que não tenho esse problema,muito pelo contrário,sou muito fogoso. Gostaria que alguém me tranquilisasse um pouco com relação a isso. a insulina diminui ou não a impotência? Mito ou verdade. Se eu fazer uma dieta rigorosa ,praticar exercícios físicos regularmente e voltar a tomar apenas os comprimidos daonil e cloridrato de metformina,será que eu consigo a me livrar da insulina? Por favor,me ajudem. Ficarei muito grato. obrigado a todos.

  • Rerala Cavalcanti
    16/7/2011 - 00:43

    Olá pessoal, tenho 41 anos e a 26 anos diabética!
    Muita coisa aconteceu ao longo desses anos todos, más posso dizer que subtraindo tudo estou realmente no lucro com a ajuda sempre de Deus!
    Tenho 3 filhos,Raul com 22 anos, Larissa com quase 16 e Laurinha 12. Foram todas gravidez muito cuidada, posso dizer obdicada de tudo para que meu novo rebento viesse bem...e vieram todos! Apenas Raul, meu primeiro filho, teve má formação renal, pois qdo fiquei grávida dele estava muuito "descompensada", más ele tem um rim ótimo que supre a necessidade dos dois! Realmente o Diabétes é degenerativo e vc vai aos poucos ganhando como costumo dizer "presentes de grego", más a covardia não faz parte da vida de um diabético que se preze e pro medo tem solução, informação! Nosso maior trunfo hj é a disponibilidade de informações e vc querer encontrá-las e principalmente colocá-las em prática!
    Hj tenho neuropatia diabética, dores horríveis nas mãos e nos pés, más to caminhando e fazendo planos...tenho minha audição afetada...é diabetes afeta a audição! Brinco com as pessoas que pelo menos não preciso escutar tanto besteirol por aí a fora...em compensação dou um valor danado as pérolas que tanto amo, a conversa de meus filhos amados, as risadas de meus amigos/irmãos e irmãs e as pessoas que encontramos no campo no serviço voluntário que participo. Tenho hipoglicemias severíssimas e um diabetes muito difícil de controlar, tinha convulsões diárias, senão mais de 2 ou 3 crises por conta das hipos, falava que não pagava mais "mico" pq era pequeno...era "king kong" mesmo! Hoje fáz uma semana que estou usando o SIC (sistema de infusão contínua), não tenho mais as hipos, más estou tendo de me adaptar a diversas outras situações novas! Esperei por 5 anos essa bomba de infusão, que ganhei através da defensoria pública. Achei importante dividir isso com vocês...a maioria de minhas medicações que tomo e são muitas pois tenho outras doenças crônicas também são adquiridas desta forma! Fiz várias cirurgias ao longo de minha vida, não tenho útero, visícula, um pedaço do fígado, do estomago, 3 cesárias...e todas bem sucedidas graças a Jeová Deus! O que quero deixar para vocês é que:
    Dificuldades diante do "desconhecido" é maior ainda, então procure saber, sempre, troque idéia com seu médico não tenha vergonha!
    Diante de um "presente de grego" irrecusável, veja no que pode ser aproveitável...sempre ganhamos algo em alguma coisa que achamos que só perdemos e foca no que tem, não no que não tem mais... por penúltimo vá atrás de seus direitos, vocês os tem, mesmo que pareça difícil, demorado, não é impossível e vai demorar mais ainda se não procurares logo! E por último viva, viva muito bem! Fazendo tudo más de consciencia limpa! Aproveitando o máximo do máximo que sabe que podes ir...SER ESPERTO NÃO È FAZER O QUE VC GOSTARIA DE FAZER, MÀS É FAZER O QUE TEM DE SER FEITO! E vc pode por vc e pelas pessoas que vc ama! Bj no coração de todos

  • Jose Mauro R Moura
    18/8/2011 - 08:56

    Otimo , gostei nuito e tirou minha duvido.
    obrigado.

  • Jose Mauro R Moura
    18/8/2011 - 08:57

    Otimo , gostei nuito e tirou minha duvida.
    obrigado.

  • irlene
    17/10/2011 - 22:20

    após realização de um exame de glicemia pós-predial antes 96 após 128 de glicemia, segundo os médicos tenho grandes chances de desenvolver diabetes tipo 1 pois tenho esteatosse hepatica, Fui medicada com Glifage 750mg para perder peso, só que aconteceu algo que não entendi meu peso era 86k a mais de 10 anos e após o uso da medicação fui para 97K e não me sinto bem tomando o medicamento o que devo fazer???
    Espero solução obrigado!!!

  • joseaugustolimasanta
    17/10/2011 - 22:26

    gostaria de obter informaçao sobre diabete ecirculaçao

  • evellyn
    6/1/2012 - 19:43

    ola tudo bom? a minha dúvida e sobre a insulina sera que eu poderia trocar a insulina pela insulina vegetal desde já obrigado!!!

  • ana
    20/3/2012 - 14:47

    tenho diabetes tipo um tb e gostaria de saber se eu posso fazer academia normalmente como uma pessoa normal faria? descobri a um mes e meio e estou conhecendo as coisas ainda!!!

  • miriam
    3/5/2012 - 08:36

    Meu marido é diabético e por isso esqueceu que é homem, pois não me procura nem se fosse para ganhar dinheiro.

  • Hélio
    11/5/2012 - 21:15

    Tenho boas novas pra vocês, Jesus carregou todas nossas enfermidades. Busque a Ele de todo coração não pelo o que Ele tem pra te oferecer e sim pelo o que Ele és. Dê um passo de verdade pra Jesus, confie nELE e tenha paciência, e verás a glória dELE. Leiam salmos 125.1

  • fatimatrfundini
    14/5/2012 - 11:07

    meu pai começou com insulina a dois meses antes tomava daonil pode voltar para os comprimidos novame3nte pois tem 87 anos e não consegue aplicar sozinho e não consegue algeuem para fazer a aplicação duas vezes ao dia obg.

  • jacilene
    16/5/2012 - 22:47

    ola pessoal tenho 21 anos descobri que tinha diabete aos 16 anos ,eu etava bebendo em um bar um rapaz passou e perguntou se eu n queria medir a glicemia .aceitei ali ja com um pouco de alcool descobri q era diabetica minha glicemia estava 480 ...com isso joguei tudo pro ar .escola inclusive hoje vivo uma vida estressante nada para mim me serve ...

  • raimundo
    20/5/2012 - 13:49

    o diabetico na sua maioria sofre de impotencia , os homens podem usar vigra e qual a dosagem?

  • janaina
    12/6/2012 - 22:15

    boa noite a todos.. minha mãe é diabetica a 17 anos a muito tempo ela tomou glibemclamida e metiformina só que essa medicação não estava mais fazendo efeito fomos ao médico e ela começou a fazer uso de insulina, nossa ela ta muito triste mais a gente ta dando força pra ela em nome de jesus ela vai melhorar.. só queria saber se alguém que começa a tomar insulina pode voltar a tomar a medicação oral...

  • claudio
    19/6/2012 - 21:44

    tenho 47 anos e descobri a diabete a sete meses atraz com uma glicemia de 698 e so tomei medicamentos so no primeiros trez meses e ja fazem quatro meses que nao tomo nenhum medicamento e minha glicemia fica em 90 a 130 e so faço controle via oral,e gostaria de saber se posso ter poblemas mais tarde ja que não faço uso de medicamento.

  • zeza
    30/7/2012 - 18:00

    é verdade que o cha da folha da insulina baixa o açucar.meu marido é diabetico.grata zeza.

  • celia
    24/8/2012 - 22:35

    nossa ja fiquei triste pq eu tb tomo a glibenclamida e penso o tempo todo sera que eu vou morrer por causa dessa diabete ate pq não sei se estou fazendo tudo correto descobri por esses dias que tenho a diabete e tenho tb (esteatose,hepatiteA,sou hipertensa). E na utra- sonografia mostrou um nódulo no meu fígado isso me arrasa mais ainda perdi meu esposo a pouco tempo. Obrigada,por me deixar desabafar!

  • bia
    29/8/2012 - 15:14

    quero tirar uma duvida com o especialista. recentemente fiz o exame de glicose e hemoglobina glicada e o resultado para hemoglobina deu muito alterado:9.7, ja a glicose deu 85.0. repeti o exame e a hemoglobina deu5.9 ea glicose 187. fiz um novo exame e as taxas deram normais, a glicose 91.0 e a hemoglobina 5,7. mostrei os exames para a nutricionista e ela afirmou que eu ja estou diabetica. fiz o texte de tolerancia a glicose e o resultado foi o seguinte: glicose em gejum 88,0, glicose de 30minutos,152,0. glicose de60min. 129,00. glic. de 90 min.108,0e a glicose de120min.94,00.quero muito saber se realmente estou diabetica ou se existe uma esperança de eu nao estar com essa doença? ps: nesse periodo eu estava muito estressada, nao sei se isso alterou os resultados so quero resposta concreta para que eu possame cuidar. obrigada pela atençao eagardo resposta urgente.

  • Francisco
    8/11/2012 - 10:37

    tenho 49 anos e descobri que sou diabetico a um ano e cinco meses, fiquei muito preocupado. Mais graças a Deus aprendi conviver com ela, tomando o medicamento na hora certa ate que eu hoje mim sinto bem melhor.

  • Marion Machado de Me
    26/11/2012 - 16:24

    Sou diabetica desde 1994, tomo Metformina de 850,Glibenclamida 5,Gostaria de saber porque as fitas p/testes são tão caras,pois é de muita importancia que os nossos governantes se preocupasse a medida de nos beneficiar nos cedendo as fitas, assim como os rémedios.Eles criam tantas coisas sem importancia, mas a saude que é bom ninguem está nem aí, tem periodos que não tenho como comprar as fitas e acredito que muita gente tem as mesmas dificuldades que tenho.Estou aposentada aos 66 anos e o que ganho é muito pouco.Obs. não deixo de tomar os meus rémedios 4 por dia.E o pior só tem direto as fitas quem é dependente de INSULINA, parece uma piada.

  • andrea
    4/12/2012 - 14:49

    é verdade que diabetes tipo um ou dois causa impotencia mesmo sendo novo tem 25 anos

  • Andrea do Nando
    4/12/2012 - 15:00

    é verdade que diabetes tipo um ou dois causa impotencia, mesmo sendo pcte novo com 25anos me ajude o que osso fazer para ajuda-lo

  • JOSEFINA
    14/1/2013 - 22:23

    BOA NOITE QUE A PAZ DE JESUS POSSA REINAR NO CORA;CÃO DE CDA UM '
    CONVIVO COM DIABETES DESDE 46 ANOS ;E GRAÇAS A DEUS ELE ME TEM ABC;E TENHO ME CONTROLADO COM MUITA FE ,DEUS EM PRIMEIRO LUGAR DEPOIS REMEDIOS;CHÀS E MUITA ESPERAN;CA DE UM DIA ME LLIVRAR DELA TENHO ESPERAN;CAS
    E MUITA FE EM DEUS POIS ELE E DONO DE TUDO NÀO TENHO DORES N`
    VIVO NORMAL SO QUE SEM COMER MUITAS COISAS ;MAS TA BOMM;E EU GOSTO MUITO DE VER ESTA PAGINA DIABETENET E MUITO INTERESSANTE '''' E TEM AJUDADO ;;FIQUEM NA PAZ DO SENHOR

  • sonia
    25/2/2013 - 17:01

    estava lendo alguns comentário tenho diabetes do tipo 2 há 10 anos venho de uma família em que quase todos eram e são diabeticos, embora faço minha dietas, tomo meu médicamentos mas gostaria de saber se não tem alguma alteração em fazer uso de alguns chás como pata de vaca, mororó,ultimamente estava tomando agua de beringela e me senti bem mas diante de alguns comentários as vezes fico com medo.

  • sonia
    25/2/2013 - 17:01

    estava lendo alguns comentário tenho diabetes do tipo 2 há 10 anos venho de uma família em que quase todos eram e são diabeticos, embora faço minha dietas, tomo meu médicamentos mas gostaria de saber se não tem alguma alteração em fazer uso de alguns chás como pata de vaca, mororó,ultimamente estava tomando agua de beringela e me senti bem mas diante de alguns comentários as vezes fico com medo.

  • ivanildo
    3/3/2013 - 18:00

    Tenho diabetes alta sempre acima de 160, mas ultimamente li uma materia que a manga é boa para essa doença. Aminha diabete estava com 190 e com a manga baixou para 75.
    E eu tenho diabete já a 13 anos.

  • Ronald
    9/3/2013 - 04:53

    Tenho um amigo, que como eu é diabético e me aconselhou a tomar todo dia, em jejum, um copo de suco de abóbora (comum). Preparo: 100 gr de abóbora para um copo 250ml de água no liquidificador. Pode-se usar adoçante. Ele estava, há dois anos com a taxa em 550 (!) e após o uso por um mes baixou para 97. Inclusive o seu colesterol e trigicerídos que estavam altos normalizaram. Até hoje ele vem controlando assim. Comecei a fazer desde o dia 05/03 e já tive uma queda de 20 pontos.

  • Dalva Trindade Santo
    22/3/2013 - 20:56

    Ao acordar tiro a glicemia apresenta 154 após a 10 hs do dia fica entre 97 e 100 , fui ao medico e ele receito glibenclamida mesmo assim a 5 meses permanence deste jeito o que fazer para baixar apavorada com este problema pelo amor de deus me ajudem

  • JOSÉ CARLOS
    29/4/2013 - 11:07

    Gostaria de saber se quem faz uso do cloridrato de metformina pode doar sangue ?

  • edmo
    12/5/2013 - 10:35

    ola meu diabete subiu de 104 para 145 em 90dias,o teste foi feito em jejum, esto preocupado eu ja nao era de comer coisas doçes e depois que descobri nunca mais comi doçe e asim mesmo ela subiu,o que fazer.

  • rocha martinez
    23/5/2013 - 11:07

    Prezado Senhor
    Saudações,
    Apreciei o site, mas, eu ouvi na televisão, não lembro o canal, que existe uma determinada abelha, que produz um tipo de mel, que pode ser ingerido por diabéticos...
    Atenciosamente,
    rocha martinez


  • eduardo eurico
    29/5/2013 - 22:13

    se o diabetico fumar um cigarro altomaticamente aumenta a sua taxa glicemica uma vez que o cigarro contem acucar na sua composicao

  • katia regina
    21/6/2013 - 23:53

    Boa noite!
    Sei que essa doença é complicada,mas não é o fim,meus irmãos e meu pai tem diabete tipo 2,é hereditário,meu avô tinha,meus tios,enfim é herança,graças a DEUS eu não tenho,mas aqui fazemos muitos tratamento alternativos,além dos medicamentos como janumet 850ml,é exelente,mas tbm fazemos uso do leite do alpiste,chá da cebola,isso controla o nível de açúcar no organismo,pesquise na internet,essas 2 opções,e faça a vida volta não normal,a cebola principalmente é fantástica,ela faz a dosagem certa do nível do açúcar no organismo,sem mais espero que tenho ajudado!

  • katia regina
    21/6/2013 - 23:54

    Boa noite!
    Sei que essa doença é complicada,mas não é o fim,meus irmãos e meu pai tem diabete tipo 2,é hereditário,meu avô tinha,meus tios,enfim é herança,graças a DEUS eu não tenho,mas aqui fazemos muitos tratamento alternativos,além dos medicamentos como janumet 850ml,é exelente,mas tbm fazemos uso do leite do alpiste,chá da cebola,isso controla o nível de açúcar no organismo,pesquise na internet,essas 2 opções,e faça a vida volta não normal,a cebola principalmente é fantástica,ela faz a dosagem certa do nível do açúcar no organismo,sem mais espero que tenho ajudado!

  • katia regina
    21/6/2013 - 23:56

    Boa noite!
    Sei que essa doença é complicada,mas não é o fim,meus irmãos e meu pai tem diabete tipo 2,é hereditário,meu avô tinha,meus tios,enfim é herança,graças a DEUS eu não tenho,mas aqui fazemos muitos tratamento alternativos,além dos medicamentos como janumet 850ml,é exelente,mas tbm fazemos uso do leite do alpiste,chá da cebola,isso controla o nível de açúcar no organismo,pesquise na internet,essas 2 opções,e faça a vida volta não normal,a cebola principalmente é fantástica,ela faz a dosagem certa do nível do açúcar no organismo,sem mais espero que tenho ajudado!

  • carlosalbertobassani
    28/6/2013 - 13:52

    Eu fasso uso farinha de maracuja nas refeicoês isso pode ajudar no controle da diabetes?

  • claudia
    1/7/2013 - 11:30

    ola,eu tambem tenho diabetes quando descobri a 2 anos atras ela estava em media 480 a 500 comecei a tomar 2 metformina de 850 e ela em 2 meses baixou para 120 a 130 em jejum me ensinaram cha de folha de jamelao e comecei a tomar,depois de 30 dias tomando ela baixou para 100 as vezes 90 e entao eu parei de tomar 1 comprimido e tomar 2 litros de cha todos os dias e ela diminuiu para 87 entao diminui tambem o cha para 1 lito por dia e agora depois de 6 meses tomando ela nao ultrapassa 100 e eu estou comendo bem melhor sem tantas dietas a tambem faco 45minutos de caminhada todos os dias praticamente estou curada gracas a deus.espero ajudar a muitos com meu relato de vitoria.

  • Leo
    28/7/2013 - 22:55

    Sou diabetico tenho 15 anos e ja comu uma boa quantidade de açucar posso ter perda de visão ou algo do tipo?

  • dagmar..
    8/8/2013 - 12:12

    sou diabética ..ela é muito alta..tomo insulina de manha e a noite e não da jeito ...ela não diminui ..não sei o que faço..sigo dieta .. faço tudo direitinho...quero saber o porque de ela não baixar????

  • dayane coutinho
    26/11/2013 - 11:29

    Ola tenho 28 anos e descobri q tenho diabete tipo 1 faz um mes..estou preocupada aplico insulina 3 x ao dia..tenho muita hipoglecemia..trabalho a noite ....tudo e muito recente ...tenho muitas duvidas...como impotencia gravidez ..doencas..etc...me ajudem por favor...

  • dayane coutinho
    26/11/2013 - 12:43

    Ola tenho 28 anos e descobri q tenho diabete tipo 1 faz um mes..estou preocupada aplico insulina 3 x ao dia..tenho muita hipoglecemia..trabalho a noite ....tudo e muito recente ...tenho muitas duvidas...como impotencia gravidez ..doencas..etc...me ajudem por favor...

  • Lourdes S.
    8/2/2014 - 17:16

    KKatia Regina! Sou diabética tipo 2. Gostei de sua orientação. Como faço o chá de cebola? Explique-me. Abraços

  • sirlene
    15/2/2014 - 14:38

    sou diabetica a mais de 30 anos, e gostei mt da materia.

  • cleitonn
    17/4/2014 - 15:30

    descubri que tenho diabetes tipo 2 na maquininha,deu 449 depois do almoço,7 dias depois eu tava com 169 perdi 22 kilos sem dieta,agora faço dieta e to perdendo 2 kilos por mes a dieta ta fazendo eu perde kilos agora oua diabetes ainda ta fazendo eu perde peso ja que uso diamicrom e methiformina? me ajudem com a resposta (peso antes 105 peso agora 83

  • marcos
    18/5/2014 - 13:22

    metformina pode causar impotencia sexual?

  • Priscila
    28/6/2014 - 17:57

    Olá, tenho 21 anos descobri que tenho diabetes tipo 1 em novembro de 2013, desde de então venho fazendo tratamento juntamente com a dieta e exercícios físicos, é uma maravilha, porque consegui baixa a dosagem que eu estava tomando de insulina (Lantus) quando descobri eu estava tomando 10 ui, hoje tomo apenas 4 ui pela manhã mas mantendo a dieta sempre e muita fé em Deus! !!

    e uma nutricionista para ajuda los

  • Priscila
    28/6/2014 - 18:02

    ...vejo que muita gente toma uma dosagem alta de insulina,eu só tomo uma dosagem de manhã, então a melhor coisa é fazer dieta largar os doces e carboidratos, pelo menos o arroz branco já ajuda bastante no início...! Mas de pouco a pouco preferir os integrais...!!! Espero ter ajudado. #combaterdiabetes #alimentaçãosaudável #exercíciofísico ;)

  • maria antonia
    20/7/2014 - 07:36

    ola, tenho 66anos e descobri que tenho diabete faz 4 anos.tomo glibenclamida, e gostaria de saber, se essa medicação só baixa a diabete ou controla tbm. qdo meço em jejum e ta baixa, como hoje ta 81, não sei se tomo o comprimido ou não.

  • viviane soares
    23/7/2014 - 23:35

    EU TENHO 48 anos e meus exames apontaram 130 de Glicose e 6.7 de hemoglobina glicada, sera que tenho diabetes? E sera que tomando glifage 500 xr duas vezes/ao dia faz abaixar?
    Grata.
    Viviane

  • paula
    31/7/2014 - 13:42

    0la tenho diabete tipo1 estou muito triste com a situacao mas o que me da forca e o meu bebe que tive pois e ele que me da forsa p continuar ele tem 1mese e 27 dias oro todos dias para deus me cura e peco forca e para meu filho nao ter essa doenca faso o uso de isulina nph vivo para meu filhos e para deus e agradeco todos os dias pois sou evangelica e sei que o unico que pode me cura e deus muito obrigado vc que le esta mensagem

  • CARLOS MORAIS
    9/10/2014 - 11:25

    Pessoal uma vez diabéticos temos que controlar o nível de acucar no sangue diminuindo a quantidade ingerida de alimentos. Podemos comer de tudo, basta ser em pequenas porçoes. Comer realmente é muito prazeroso, mas sendo diabéticos precisamos comer para viver e não viver para comer,

  • CARLOS MORAIS
    9/10/2014 - 11:36

    Pessoal a maioria de nós não precisamos de tantas calorias diárias para nos sentirmos bem e saudáveis. A reeducação alimentar é o caminho, somos por muitas vezes gulosos e descontamos nossas frustações na comida, com isto, obtemos mais um problema para contolar. Se no almoço comer um bife, salada, legumes e um pouquinho de arroz e feijão, sem exagero, estarei bem nutrido e alimentado e o corpo agradece. Só que a maioria de nós comemos em excesso e sem necessidade com isto nosso corpo reclama e nos pune. Coma para viver e não viva para comer.

  • CARLOS MORAIS,
    9/10/2014 - 11:52

    Teve um dia que fazia 2 horas que tinha tomado um cafe completíssimo comido de tudo, bolo, pao de queijo, cafe com leite, mamao, suco laranja natural. presunto e queijo a´te pudim de leite comi e tudo isto em grande quantidade. Pensemos não gasto tantas calorias na minha atividade para que ser tão guloso e comer dessa forma. Gente comer assim é pior que ter diabetes é destruidor. Há passando 02 horas desta comilança toda ia entrando numa lanchonete para tomar um suco de laranja. Parei e pensei para que gastar dinheiro e me destruir não estou com fome, não há necessidades disto, então comprei uma garrafa de agua e tomei com isto me livrando daquela gula momentanea. Aparir do momento que nos conscientizar que não precisamos comer de forma desastrosa para viver bem e saudável, vamos ser mais felizes e satisfeitos. Gente 70% das nossas doenças tem ligação direta com alimentação exagerada. Mudem o foco pois comer é bom mas pouco, sejam seletos, saboreiem a comida sintam o gosto do alimento. Comer é prazeroso sim, coma de tudo mas educadamente e sem exageros.

  • alyson
    22/10/2014 - 17:35

    vou começar a tomar metiformina 1000 = 2 x dia fiquei sabendo que este medicamento causa impotencia gostaria de saber se é verdade e se for o que devo tomar para isso nao acontecer

  • katia
    31/10/2014 - 18:03

    Meu filho de 4 anos, deu 115 de glicose, estomago cheio. Tem risco de ser diabetico?

Cadastre seu comentário!

380 Usuários On-Line




Surgyplast


Novos Associados

Bem-vindos:

  • Paulo - se
  • Hildo - RJ
  • Alda - MG
  • Nilvenice - SP
  • Xico - DF
  • Rosemary - SP
Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2014
D S T Q Q S S
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.