Diabéticos da capital recebem, de graça, palmilha feita sob medida

26/3/2009 - Portal MS


Para prevenir e diminuir a incidência de lesões e amputações em pacientes em estágio avançado do diabetes, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da fábrica de palmilhas "Sapataria do Pé Diabético" confeccionou e distribuiu, em 2008, 1.036 palmilhas feitas sob medida, para auxiliar no tratamento preventivo da doença. Nos meses de janeiro e fevereiro de 2009, a fábrica forneceu 176 pares da palmilha. O material preventivo tem contribuído de forma significativa para conter as conseqüências da doença, que podem, inclusive, levar à morte.

Estima-se que 11% da população campo-grandense são diabéticos. Isto significa que, aproximadamente, 80 mil pessoas vivem hoje, na Capital, com a doença. Levantamento do Ministério da Saúde aponta que, de 8% a 12% da população brasileira, com idade acima dos 40 anos, é portadora do diabetes. Projeto pioneiro em Mato Grosso do Sul, a fábrica da Sapataria do Pé Diabético segue modelo dos estados de Goiás, Espírito Santo, além do Distrito Federal.

O endurecimento e estreitamento das artérias diminuem a circulação do sangue para as pernas e pés, onde um simples calo, uma ferida, rachadura ou uma frieira podem se transformar em sério problema para os diabéticos. Se não forem tratados adequadamente, podem causar gangrena e até mesmo risco de morte. A Sapataria do Pé Diabético está inserida no Programa Municipal de Atenção ao Diabético. De acordo com o gerente técnico do Programa, Marcos Antônio Rodrigues, existem 24 mil pacientes cadastrados pela Sesau recebendo atendimento clínico e medicamentos para tratamento do diabetes.

Após o encaminhamento feito através de qualquer uma das 50 unidades de saúde do Município, inclusive os centros regionais 24 horas, o paciente passa por uma triagem, onde o ortesista - profissional habilitado para confecção da palmilha especial - tira o molde dos pés do paciente, a partir do qual, com a impressão da planta dos pés da pessoa, inicia a confecção da palmilha. O ortesista responsável pela Sapataria do Pé Diabético, Cláudio Faquini, explica que, à medida que a doença se agrava e surgem as lesões, o paciente perde a sensibilidade nos pés e, caso não receba a assistência adequada, fatalmente terá o pé ou parte dele amputada. O "pé de risco" é uma das mais graves complicações do diabetes.

A cada quatro meses, equipe técnica do Programa de Atenção ao Diabético realiza mutirão de triagem nos distritos sanitários de Campo Grande. A palmilha, oferecida sem custo ao paciente, precisa ser trocada a cada três meses, já que o material, feito de polifórmico com prostazote (importado), tende a ficar gasto com o tempo.

Há sete anos, Carlos Jorge de Amorim Leite, 58 anos, descobriu que sofria da doença. O paciente conta que o diabetes se agravou há cerca de três anos, quando ele precisou de uma cirurgia nos pés, que resultou na amputação de um dos dedos. Segundo ele, se não fosse o benefício oferecido através da Sapataria do Pé Diabético, não teria condições de adquirir a palmilha, que custa cerca de R$ 120. Por ano, Carlos gastaria um valor aproximado de R$ 480,00.

"Está totalmente fora da minha realidade. Mesmo sendo essencial para auxiliar no meu tratamento, já que a palmilha alivia as dores que sinto ao caminhar, além de tornar menos árduo usar um calçado por cima do curativo feito nas feridas, não poderia pagar por elas", admitiu Amorim. "O formato da palmilha impede o atrito da ferida ou calo com o calçado", explicou o ortesista.

Benefícios - A palmilha auxilia no tratamento e na prevenção dos agravamentos da doença, auxiliando na caminhada, já que seu formato ajuda na circulação, respeitando cada elevação das feridas e calos. "Essa palmilha auxilia no dia-a-dia do paciente. Até mesmo pacientes com esporão sentem os benefícios do uso da palmilha. O uso adequado dela diminui o tempo do tratamento. Muitas vezes, a ferida pode estar em estágio avançado que o diabético não percebe a gravidade, já que perde significativamente a sensibilidade. Esse agravante pode levá-lo, inclusive, à amputação do membro", explicou Cláudio Faquini.

Serviço:

O Programa Municipal de Atenção ao Hipertenso e Diabético realiza o cadastramento através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), além do Centro de Especialidades Municipal (CEM) e centros regionais 24 horas.

Sapataria do Pé Diabético: UBS Dr. Celso L. de Azevedo (rua Ana Luiza de Souza, 685 - bairro Pioneiras - em frente à Colônia Paraguaia)

Telefone: 67 3314-3283

Horário de atendimento: 7h às 11h/ 13h às 17h (segunda a sexta-feira)

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • Abel
    7/4/2009 - 10:46

    Gostaria de saber como eu conseguiria esta Palmilha, já que sou diabético a 41 anos. Hoje estou com 59 anos. Um abraço.

  • Conceição
    7/4/2009 - 22:09

    Vocês tem como indicar um profissional que faça esta palmilha aqui em Curitiba/PR?

  • iglemaria
    8/4/2009 - 09:22

    estou com 69 anos, tenho diabetes, descobri, a 30 anos, uso sapato e sandalia para diabetico, é nescessario palmilha especial? onde encontrar?
    Quais os sintomas que devem ser de alerta?
    obrigada, bom dia

  • Antonio Pereira Sobr
    13/5/2009 - 08:16

    Como que faço para adiquirir ésta palmilha
    mopro em Sao Paulo

  • benno
    15/6/2009 - 22:37

    Como que faço para adiquirir ésta palmilha
    moro em Sao Paulo

  • RITA
    19/6/2009 - 16:15

    MEU ESPOSO FEZ 4SAFENAS E 2 MAMARIAS E NO MOMENTO ESTOU EM SAO PAULO MA SMORAMOS NA BAHIA SANTA CRUZ E CABRALIA COMO CONSEGUI UM APALMILHASUA PERNA E MT ENCHADA DEPOIS DA CIRURGIA E DIFICIL CICARIZAÇAO MEDICO DIZ QUE E MOTIVO MA CIRCULAÇAO VCS TEM COMO ME ORIENTAR E ME AJUDAR EM INFORMAÇOES E NAUM TEMOS RENDA MORO COM MINH AFILHA CASADA NO MOMENTO LI MATERIA E ME INTERRESEI EM AJUDAR MEU ESPOSO NEM CONSIGO UMA CONSULTA COM NDOCRINO FOI SOLICITADA NO POSTO MAS ATE AGORA NADA E HOSPITAL AONDE FEZ DISSE QUE E MT IPORTANTE ELE PASSAR COM ESTA ESPECIALIDADE ENDOCRINOLOGISTAE NUTRICIONISTA MAS POBRE E MT DIFICIL E PARABENLIZO VC PELA ATITUDEE DE TER JA AJUDADO TANTOS ISSO CONFORTA MT A GENTE MESMO SENDO COM OUTROS DAIBETICO NOS FAMILIARES SOFREMOS MT PELO DESCASO DA SAUDE COM CIDADAO QUE JA CONTRIBUIU MUITO MA SNA HORAD EFAZER USO FICA A DESEJAR E A REALIDADE VCS ESTAO D EPARABENS E POUCO OBRIGADA EM NOME DE TODOS NAUM CONHEÇO NINGUEM QEUVC AJUDARAM MAS SO DE LER A MATERIA FICO FELIZ EMT VCS NEM IMAGINA COMO OBRIGADA E MT POUCO PELA ESSA ATITUDE MARAVILHOSA

  • Gabriela
    5/7/2009 - 21:02

    MEU PAI JA FEZ A RETIRADA DE UM DOS DEDOS DOS PÉS, E HÁ POUCO TEMPO DEU INFLAMAÇÃO NA SOLA DE UM DOS PÉS, AO IR AO MEDICO, O MESMO INDICOU O USO DA PALMILHA, MORAMOS EM SÃO PAULO -CAPITAL E GOSTARIAMOS DE SABER COMO FAZER PARA OBTER A PALMILHA !!!! DESDE JA GRATA

  • José P. Sousa Filho
    11/7/2009 - 16:03

    Que devo fazer para receber este benefício, pois, sou diabético há 16 anos, tenho pé diabético, 52 anos de idade, moro no estado do Piauí e meu estado não tem este programa assistencial aos diabéticos.

  • andrea
    27/8/2009 - 18:15

    gostaria de saber onde posso mandar fazer um sapato para diabéticos com palmilha com distribuição total de pressão,pois minha mãe precisa de um.Desde já agradeço......

  • marcia
    20/11/2009 - 14:45

    Boa tarde.
    meu pai esta com 69anos, tem muitas doenças, entre elas a diabeticos e tambem problema vascular serio, ja passou por duas angioplastia nas pernas para desentupir as veias. O Médico solicitou um sapato especial para diabeticos com uma palmilha especila.
    gostaria de saber se e possivel eu conseguir com muita urgencia atraves deste programa, por favor.
    estou em sao paulo.

    grata
    marcia

  • monica
    12/2/2010 - 21:38

    Sou diabetica a 13 anos,meu medico passou o exame para fazer a palmilha pois estourou uma bolha em baixo do dedão e já tem 1 ano e não sara devido a pressão no dedo
    como faço para adquirir...grato
    monica

  • luciana santos bonfi
    18/3/2010 - 17:26

    A dois anos e meio todo pé esquerdo,sou diabética e meio pediu que eu usasse um sapato especial para diabéticos.gostaria de saber se eu consigo com urgencia esse calçado.só que eu moro em Porto Seguro-bahia.por favor me ajude,porque estou necessitando muito.calço o número 41.desde já eu lhe agradeço.

  • marly
    23/3/2010 - 19:39

    queria receber a palmilha o que faço?

  • jose
    25/4/2010 - 19:39

    sou diabetico e gostaria de saber como faço para adquerir uma palmilha

  • FLÁVIO
    14/6/2010 - 16:50

    Sou diabético e gostaria de saber onde posso mandar confeccionar um sapato para diabético com palmilha sob moldes dos pés. Me resido em Volta Redonda/RJ. Desde já agradeço ...
    Flávio.

  • Patricia Lacerda
    21/9/2010 - 15:50

    Descobri há menos de 1 mes que minha filha de 8 anos é portadora de diabetes,estamos ainda na ~fase de descobertas da doença,por isso gostaria de receber informações sobre a doença e saber se tem essa palmilha para criança.desde já obrigada pela atenção.Somos moradores de Volta redonda RJ

  • luciane
    25/9/2010 - 12:52

    Gostaria saber onde conseguir esta palmilha, moro em joinville-s/c

    Obrigada!

  • vera lucia rodriques
    3/10/2010 - 23:04

    eu tenho 43 etenho diabete deste meus 34 anos queria poder ganhar esta palmilha,porque qualquer sapato que uso machuca meu pé,moro,em pindamonhangaba no interior de são paulo se eu conseguir lhe agradeço deste já

  • amarildo
    4/10/2010 - 17:22

    ola!eu quero ser vendedor deste produto em foz do iguaçu .pr

  • Alvaro
    10/12/2010 - 11:32

    Sou Diabeticos Tenho Problemas de rachadura nos pès, moro em Guarapuava, e aqui e dificil emcontra essa Palmilha, como faço para receber.
    Desde Já agradeço, se puder me ajudar.

    Guarapuava - Pr.

  • Raul
    27/9/2013 - 10:48

    Gostaria saber como posso ganhar sapatos sob medida para Diabético, pois sou um de 68 anos de idade e necessito urgente, pois além da Diabetis tenho também Joanete, o que obriga a usar maior e suave. Calço número 43.
    Obrigado

  • Alex
    15/10/2013 - 19:33

    Boa noite, meu sogro está com um problema sério nos pés, os médicos não conseguem descobrir a causa, mas o pé dele está formando feridas que nãocicatrisam, muito pelo contrário, de um cortinho na pele vira feridas enormes que corroem a carne. Enquanto não descobrem a causa e nem o remédio certo para este problema, os médicos indicaram o uso de palmilha de silicone para pé diabético, porém não temos condições nenhuma para comprar a palmilha e mais o sapato apropriado, gostaria da compreensão de vocês e a colaboração para conseguirmos ajudar meu sogro. desde já agradeço a atenção.

  • Jussara
    25/3/2014 - 12:15

    como posso ganhar um sapato para minha mãe, pois ela tem um dedo amputado, e com isso não consigo comprar nenhum sapato que encaixe no seu pé.

  • SONIA M.V.OLIVEIRA
    18/6/2014 - 11:51

    PRECISO SABER NO RIO DE JANEIRO ONDE FAÇO SAPATO PARA PÉ DIREITO DIABÉTICO COM DEDÃO AMPUTADO ENDEREÇO E TELEFONE E OU PALMILHAS TAMBÉM;...OBRIGADO...

  • paulo
    21/8/2014 - 17:07

    sou diabetico a 13 anos. atraves de um acidente no meu pé esquerdo, tive uma complicaçao e por motivo disso contrai osteomielite. graças a deus não precisei ser amputado. mas preciso usar palminha. como faço para adquirir a palminha?

Cadastre seu comentário!

337 Usuários On-Line




Surgyplast


Novos Associados

Bem-vindos:

  • Xico - DF
  • Rosemary - SP
  • Luizreis - RJ
  • Lucineia - MT
  • Amarildo - MG
  • Andraly - AM
Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.