Óleo de coco aumenta o colesterol bom e diminui glicemia

9/7/2009 - Diário da Saúde


Gorduras no sangue

Em um estudo pioneiro, pesquisadores da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) comprovaram que a ingestão de óleo de coco aumenta o nível do colesterol bom.

O HDL (Lipoproteína de Alta Densidade, na sigla em inglês) é uma substância lipídica responsável por transportar gorduras presentes na corrente sanguínea, sendo fundamental para combater doenças cardiovasculares.

A pesquisa foi realizada por Christine Erika Vogel, orientada pelas professoras Márcia Soares da Mota e Eliane Lopes Rosado.

Qualidade da gordura

A ideia da pesquisa surgiu do fato de a literatura científica apontar a importância da qualidade do lipídio ingerido como um adjuvante no tratamento dietoterápico da obesidade. Estudos prévios propuseram que os triglicerídeos de cadeia média (TCM), tipo de lipídio encontrado no óleo de coco, favorecem a perda de peso por induzirem o aumento do gasto energético basal e da termogênese induzida pela dieta - esclarece Márcia Soares.

A pesquisa foi realizada com indivíduos adultos entre 20 e 59 anos, obesos de grau 1 (IMC entre 30 e 34,9 kg/m2). "Foram analisados 29 homens que fizeram exames de sangue para análise dos parâmetros bioquímicos - colesterol, insulina, glicose e lipídios", relata a pesquisadora. Também foram considerados: a massa corporal, os percentuais de massa magra e massa gorda.

Consumo de óleo de coco extravirgem

Em um segundo momento, os pacientes foram divididos aleatoriamente em dois grupos. Ambos fizeram uma dieta que consistia no consumo de pão branco, queijo cottage, bolachas de sal e suco industrializado. Porém, um grupo teve que ingerir 13g de óleo de coco extravirgem, enquanto o segundo ingeria a mesma quantidade de óleo de soja. "Os indivíduos só tomaram conhecimento sobre o tipo de óleo consumido após o término do estudo", esclarece Márcia.

Novamente foi feita a coleta de sangue dos participantes do estudo. Posteriormente os pesquisadores formularam uma dieta balanceada para os voluntários. No jantar, metade teria que consumir 13g de óleo de coco, como tempero, e a outra metade 13g de óleo de soja. Após 45 dias novos testes sanguíneos comprovaram as expectativas do estudo.

Elevação do HDL e queda da glicemia

Foi significativo o aumento dos índices do colesterol HDL nos pacientes que utilizaram o óleo de coco, que ainda reduziu as taxas de glicemia - glicose em jejum - e a resistência à insulina, fatores positivos para prevenção e controle do diabetes.

"Apesar dos resultados promissores encontrados na pesquisa, ainda não se pode, a partir desses dados preliminares, garantir uma recomendação populacional de uso do óleo de coco, pois há a necessidade de expandirmos o tempo de estudo e aumentarmos o número de voluntários, visando à confirmação dos efeitos benéficos. No entanto, vale destacar que o uso de óleo de coco, na quantidade de uma colher de sopa por dia, associado a um plano alimentar adequado, é seguro para o perfil lipídico e glicídico dos indivíduos," afirma Márcia Soares.

O grupo de pesquisadores ainda pretende incrementar o estudo. "Nossas metas futuras incluem a realização do mesmo desenho de estudo; entretanto, em tempo maior, 90 dias, bem como a introdução de um grupo de voluntários diabéticos no estudo. Além da dissertação de mestrado da aluna Christine Érika Vogel, objetivamos a publicação dos dados em revistas científicas internacionais."

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • Marcone
    19/7/2009 - 08:06

    Gosto muito do coco inatura vou passar a usa-lo mais e gostaria de ser voluntário para fazer parte das pesquisadas

  • CLEO VALENTINI PINTO
    21/7/2009 - 00:25

    Sou hipertenso, tenho ácido úrico alto, glicose no limite, colesterol normal, mas próximo do limite e estou disposto a participar de uma pesquisa, que possa me ajudar e ajudar outras pessoas. Completo 70 anos em setembro.

  • Yvone
    23/7/2009 - 10:17

    Meu esposo tinha uma cirugia dentária marcada para o dia 22, a glicemia dele estava 90 na segunda-feira, no dia 21/7 foi a 142 e na manhã do dia 22;7 aumentou paea 177. A dieta era normal, comexceção de camarão no almoço. Terá sido esse alimento que causou o aumento da glicemia?
    grata

  • Marluce
    23/7/2009 - 16:35

    Sou diabética tipo 2 e gostaria de ser um dos voluntários na dieta do oleo de coco extravirgem. E como faço para encontrá-lo? Obrigada, Marluce

  • leite
    26/8/2009 - 01:29

    oleo de coco

  • mitie
    12/9/2009 - 21:05

    meu colesterol normal esta em 171
    meu ldl esta em 122
    meu ldl esta em 38
    gostaria de saber o que fazer para aumentar o meu ldl
    tenho 54 anos peso 57 kilos sou fumante e levo uma vida acho que sedentaria, trabalho 12 horas por dia meu trabalho é pesado e quando chego em casa não tenho coragem de fazer exercicios,a 3 meses estou comendo frutas e verduras porque meu ldl estava em 180 agora consegui descer pra 122 não estou ingerindo gorduras nenhuma so azeite de oliva na salada o que fazer para aumentar o hdl
    obrigada

  • mitie
    12/9/2009 - 21:08

    desculpe corrigindo a materia acima
    meu HDL38

    meuLDL 122
    MEU COLESTEROL TOTA 171
    O QUE FAZER PARA AUMENTAR MEU HDL
    OBRIGADA

  • Marlideusa
    22/10/2009 - 15:57

    Meu pai esteve enternado semana passada com a glicemia alta 350 foi medicado faz três dias q saiu do hospital e a glicemia subiu novamente mesmo fazendo uso de remedio.Ele tem câncer de próstata ha dois anos faz tratamento.. após esse tratamento não consegue controlar a glicemia; mesmo fazento dieta.O que fazer para controlar a glicemia. Obrigada.

  • Thelma
    25/10/2009 - 18:45

    Sei do endereço do óleo de coco extravirgem. Se alguém precisar me procurem no meu e-mail.

  • lea
    27/11/2010 - 09:50

    quero ser voluntaria para tomar oleo de coco exra virgem

  • lea
    27/11/2010 - 09:50

    quero ser voluntaria para tomar oleo de coco exra virgem

  • aparecida
    5/8/2011 - 09:11

    tenho65k. e barriga tambem tenho 1me50 de altura,gostaria de saber a dosagem equantas vezes por dia,e se não faz mal para quem tem diverticulite,muito obrigada

  • tatiane
    13/8/2011 - 23:29

    olá sou diabetica há 28 anos uma diabetes naum muito facil de controlar estou tomando as cápsulas de oleo de coco que está controlando minha glicose mas naum estou conseguindo perder peso estou muito inchada será que estou tomando errado gostaria de um conselho se puder me ajudar obrigada

  • carmen
    27/9/2011 - 14:05

    gostaria muito de usar oleo de coco em capsulas mas sou
    diabetica n. 1 sera que eu posso usar esse medicamento
    natural/

  • lucimar
    29/9/2011 - 15:44

    gostaria de também fazer parte do grupo de voluntários . sou diabética e estou com sindrome metabólica.tenho 50 anos . hipertensa e muito esquecida.

  • Tereza
    31/10/2011 - 13:00

    Tenho uma filha que tem diabetes tipo 1 e gostaria de saber se ela pode consumir o oleo de coco extra virgem ela só tem 14 anos, me respondam logo por favor.

  • João Julião
    31/10/2011 - 20:51

    minha mãe adorou a pesquisa
    ela é diabética e acha que é mais uma esprança
    para essa doença cronica.

    e quer saber as novas noticias sobre o resultado
    grupo de voluntarios diabeticos.

    Obrigado.

  • marilu
    9/11/2011 - 08:11

    BOM DIA SOU DIABETICA ,GOSTARIA DE SABE QUAIS MELHORIAS POSSO TR COM O OLEO DE COCO E TBEM FAZER PARTE DO GRUPO DE VOLUNTARIOS .

  • Fatima
    7/12/2011 - 14:55

    O meu filho, tem diabets do tipo 1 , e minha mãe é hipertensa, diabetica tipo 2 estão a sua disposição para o grupo de voluntarios, mas eu gostaria mesmo é de saber se o oléo alé de controlar o diabets pode tambem, controlar a hipertensão. Obrigada

  • virginia
    6/1/2012 - 12:40

    meu marido esta com 118 de aumento de glicose ooleo do coco pode baixar? Elejáéconsideradodiabetico?
    Eu tenho colesterol etriglicerideos alto caminho e procuro fazer dieta posso,tomar uma collher do oleo do coco extravirgem meu marido pode tomar?
    virginia

  • catia
    23/1/2012 - 16:11

    tenho diabetes, gostaria de saber se posso tomar cápsulas de óleo de coco numa boa, sem me prejudicar.

  • Lêda
    27/1/2012 - 16:48

    Tenho ácido úrico, não tem problema tomar o óleo de coco?

  • Thales
    27/1/2012 - 22:35

    Sou diabético tipo II, meu colesterol HDL é baixo (+/- 35). Fazendo uso de medicamentos, tinha a glicose controlada dentro da faixa de normalidade. Em julho de 2011, li diversos artigos sobre o óleo de côco extra virgem. Os resultados eram promissores como esse. Então, comprei o tal óleo da marca COPRA, já que não encontrava o importado. O fato é que comecei a me sentir extremamente cansado e indisposto. Decidi procurar minha endocrinologista para ver se esses sintomas tinham haver com a tal da diabetes. Fiz os exames e constatou-se um aumento considerável da média de glicose sanguínea, colesterol total alto e colesterol HDL mais baixo ainda. Gostaria de saber se o referido óleo é adequado para todas as pessoas e inclusive me disponho a participar como voluntário em pesquisas científicas para obter melhores respostas sobre essa doença fatal.

  • doris
    8/2/2012 - 15:22

    gostaria de participar do estudo sobre a diabetes, tenho 42 anos e sau diabetica desde 1998, não consigo fazer um ciontrole da doença por ter horarios irregulares para o trabalho e a alimentação.

  • Sueli
    10/2/2012 - 00:19

    Olá, quero saber se ainda está sendo efetuada essa pesquisa com voluntários diabéticos. Se assim for, gostaria imensamente de participar da mesma. Obrigada.

  • auxiliadora
    13/2/2012 - 18:10

    gostaria de participar como voluntaria, sou diabetica tipo II, tenho 50 anos.

  • Maria do Rosário
    2/3/2012 - 17:10

    Oi boa tarde, gostaria de fazer parte destes teste porque tenho diabetes e agora estou perdendo proteina na urina.Também gostaria que chamassem meu irmão porque ele também é diabético, usa insulina 3 vezes ao dia, está com dificuldade para enxergar e acho que está com problemas cardiacos,

  • silvia
    4/3/2012 - 22:38

    boa noite gostaria de fazer uma pergunta bem sou diabetica gostaria de saber se eu posso tomar o olho de coco e sou em pertense gostaria da resposta

  • reinina
    5/3/2012 - 12:16

    gostaria de participar como voluntaria do ole de coco tenho 53 anos e estou engordando muito gostaria da resposta

  • Edvaldo
    10/3/2012 - 19:34

    Estou com a glicemia em 110 a 135, qual a posologia que devo tomar ao dia e por quato tempo?

  • maria aparecida carv
    14/3/2012 - 13:50

    maravilhoso esses comentarios, mas o bom mesmo é ter a certeza que o oleo de coco faz bem mesmo. eu estou tomando ansiosa pra ver o resultado. eu mesma estou apurando.

  • Noris Carvalho
    18/3/2012 - 12:39

    Tenho crise de gota(acido urico alto) gostaria de saber se o oleo de coco prejudica ou em capsulas ou em oleo qual a diferenca do oleo em capsulas

  • katia
    19/3/2012 - 13:21

    Gostaria de saber de posso tomar comprimido de óleo de sou sou hipertensa

  • magna
    25/3/2012 - 20:59

    miha filha tem diabetes tipo1 ela pode tomar o oleo de coco.

  • marlene tavares
    9/4/2012 - 23:06

    Tenho 53 anos com a menopausa meus exames clínicos deram todos alterados,o que mais me preocupa é a glicemia 203 o colesterol e tríglicerideos bom.Queria fazer parte dessa pesquisa,desde já agradeço e se tiver novidades mande por favor um abraço!

  • Marta Denise Falcon
    16/4/2012 - 09:22

    Tenho 55 anos ,sou diabética desde os 26 ,gostaria de saber se posso fazer uso do oleo de coco .Agradecida

  • LUCINEIA SANTOS
    17/4/2012 - 13:40

    TENHO 44 ANOS TOMOR ÓLEO DE COCO EXTRA VIRGEM A 15 DIAS ESTOU ME SENTINDO CANSADA INDISPOSTA, É NORMAL? TENHO COLESTEROL O VALOR DE 232 POIS É O COLESTEROL BOM.AGRADECIDA

  • lucia
    18/4/2012 - 06:18

    meu irmão tem 46 anos e tem acido urico e é hipertenlo, pode fazer uso do oleo de cococ?

  • lucia
    18/4/2012 - 06:20

    meu irmão tem 46 anos e tem acido urico e é hipertenlo, pode fazer uso do oleo de cococ?

  • Wellington
    21/4/2012 - 06:59

    Já inicie por conta própria o uso de capsulas de óleo de coco, duas vezes ao dia, antes do almoço e da janta, como está com poucos dias não tenho como avaliar ainda, vamos aguardar um pouco mais, sou recem diagnosticado diabetes melitus tipo 2, e estou aprendendo a conviver com isso, tenho 46 anos, 1,75m e estou pesando 78 kgs, desde de que descobri a diabetes, já perdi em torno de 4 kgs.

  • Katríny
    22/4/2012 - 20:04

    eu irei fazer 14 anos em julho,e qria saber se posso tomar o óleo de coco ?

  • Lucy
    24/4/2012 - 16:19

    sou diabetica gosraria de participar da pesquisa do oleo de coco ja comesei tomar, obrigada. 24,04,12

  • Ademar
    28/4/2012 - 16:08

    Quero saber se oleo de coco faz mal para portador de acido urico,aguardo retorno.

  • laura
    13/5/2012 - 20:50

    sou diabetica e hipertença tenho diverticulo e triglecerideo um pouco alto poço tomar oleo de coco?

  • neia
    16/5/2012 - 22:22

    minha mãe tem diabete toma insulana duas vezes ao dia e tem colesterol alto gostaria de saber se ela pode tomar óleo de coco em capsula

  • michelle
    23/5/2012 - 18:05

    sou diabetica tipo1 e meu colesterol e normal tem algum problema eu toma oléo de coco??? aguardo a resposta.

  • Joice
    25/5/2012 - 15:07

    Sou diabética tipo 1 desde os 2 anos e meio, minha glicose é mais para baixa, tenho hipoglicemias quase que constantes, faço exercícios físicos diariamente e tenho uma dieta relativamente equilibrada, gostaria de saber posso consumir o óleo de coco para emagrecer ou se ele vai baixar muito a minha glicose. Att

  • Erineuda
    29/5/2012 - 08:57

    Olá estou com a glicose 147, tenho que baixar porque vou fazer uma redução de mama, o que fazer nesse caso o óleo de coco é bom para baixar a glicose ou não.
    aguardo sua resposta.
    att

  • rosa
    1/6/2012 - 13:08

    gostaria de ser voluntaria do grupo tenho poblema de hipertenção hipotirodirismo e pre diabetico posso tomar ole de coco

  • ana de loures
    2/6/2012 - 22:56

    tenho 48 anos hipertensa após gravidez a 6 anos, gostaria de fazer fazer parte do grupo de voluntários.

  • Francisca mendes
    5/6/2012 - 13:59

    Eu tenho 58 anos ,73 kg ,
    1.55,gostaria de tomar o oleo de coco,
    também quero perder peso,mas sou diabética
    tipo 2,posso tomar o oleo de coco como?
    gostaria de receber em meu email.
    obrigada.

  • Paulo
    10/7/2012 - 17:14

    Gostaria de saber se posso utilizar o oleo de coco sou diabetico tipo 2, espero resposta

  • milzo j. bellato
    10/7/2012 - 18:25

    ví mil perguntas s/ o oleo de côco e diabetes, ...mas não ví nenhuma resposta informativa.onde estão??

  • Antonio Ramos
    11/9/2012 - 20:41

    Sou diabético, gostaria de saber se é aconselhavél consumir estas pailulas de óleo de coco que são vendinas nas farmácias e internet?

  • Silvia
    1/10/2012 - 23:56

    Minha glicemia esta 167 giosta de saberr se tomar oleo de coco e gostaroa de participar do grupo de pesquisa a tenho hipotiroidesmo e hiprtenca

  • marisa
    9/1/2013 - 09:15

    quem tem diabetes pode tomar óleo de coco ?

  • Rhayssa Gabriely
    16/2/2013 - 21:27

    Que bom

  • francisco rodrigues
    3/3/2013 - 11:00

    sou diabetico, hipertenso e renal cronico.posso tomar o oleo de côco? A materia é muiro boa.

  • LUCIA
    27/1/2014 - 23:42

    GOSTRIA DE SABER ALGUMAS RESPOSTA SE HIPERTENSO E DIABETICO TIPO 2 PODE FAZER USO DO OLEO DE COCO E ONDE ENCONTRAR O MESMO?

Cadastre seu comentário!

311 Usuários On-Line




Surgyplast


Novos Associados

Bem-vindos:

  • Adriéli - PR
  • Jany - MG
  • Carlos - RJ
  • Edna - SP
  • Sheila - SP
  • Lucimar - SC
Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Abril - 2014
D S T Q Q S S
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930