Causas e consequências da diabetes

6/1/2010 - Jornal de Angola


Batizada pelos médicos de diabetes mellitus, a doença ocorre quando há um aumento do açúcar no sangue. Dependendo dos motivos desse aumento, a doença é classificada em Tipo 1 e Tipo 2.
No Tipo 1 as células do pâncreas que fabricam insulina, a hormona que ajuda a glicose a entrar nas células, estão destruídas. No Tipo 2 ou a produção de insulina é suficiente ou as células simplesmente não conseguem aproveitá-la de forma correta, a chamada resistência à insulina.
Nos dois casos, o excesso de glicose em circulação desencadeia várias complicações que, se não forem controladas, podem levar à morte.
A diabete é um dos problemas mais graves de saúde pública, pois é responsável por 40 por cento das mortes por doenças cardiovasculares, a primeira causa de morte no mundo.Grande parte dos diabéticos nem sequer sabe que é portador do distúrbio.

O ciclo da doença

Sem insulina e com açúcar em excesso, o corpo fica sem energia e sujeito a vários problemas. O excesso de glicose em circulação leva a que se acumule no sangue, é a chamada hiperglicemia. Para eliminar esse excesso, a pessoa passa a urinar mais, desidratando o organismo. Daí a sede exagerada do diabético.
Sem receber glicose, o cérebro pensa que está a faltar energia e ativa mecanismos de emergência para compensar essa deficiência.
Ele ordena ao fígado mais produção de glicose e obriga o tecido gorduroso a queimar as reservas. Como resultado, a glicemia sobe mais ainda e a pessoa vai emagrecendo, sentindo-se fraca e cansada.
A falta de energia faz o doente sentir muita fome, o que causa aumento da glicose no sangue. A queima de gorduras gera compostos chamados “cetonas”, que são eliminados pela respiração e pela urina. Daí o hálito com cheiro levemente adocicado desses pacientes.

Sinais da doença

Alguns sinais da doença são urinar muitas vezes, de dia e à noite, e em grande quantidade, obesidade, perda de peso, muita fome, cansaço, deterioração da visão, furúnculos frequentes, cicatrização difícil e infecções na pele, impotência sexual e pressão arterial elevada.

Causas da doença

Na diabete Tipo 1, geralmente diagnosticada na infância ou na adolescência, é o próprio sistema imunológico da pessoa que (não se sabe bem por que razão) passa a atacar e a destruir as ilhotas de Langerhans, as células do pâncreas produtoras de insulina.
No Tipo 2, mais frequente em adultos, há uma tendência hereditária por trás da doença e uma forte conexão com a obesidade. Hoje sabe-se que quilos a mais provocam a chamada resistência à insulina, que é a dificuldade das células em absorver a glicose. Ao longo do tempo, isso pode causar diabete.
É possível prevenir esse tipo mantendo o peso ideal, a alimentação adequada e uma rotina de exercícios. Essas acções facilitam o trabalho da insulina e mantêm a glicose nas taxas ideais.

Complicações

O excesso de açúcar no sangue causa danos nos vasos sanguíneos, o que provoca muitas complicações. Manter a glicose sob controlo é a única forma de afastar esses riscos. O excesso de açúcar no sangue pode provocar cegueira. As alterações vasculares na região dos olhos podem provocar pequenos sangramentos e lesões na retina. É a chamada retinopatia diabética, que pode levar à perda da visão. O diabético deve fazer exames da vista com regularidade.
A diabetes pode provocar problemas cardiovasculares. O excesso de glicose agride a parede dos vasos, facilitando o acumular de gordura e as inflamações que entopem artérias. Isso causa enfartes e derrames.
A diabetes pode levar à amputação de membros inferiores. As lesões nos vasos e a queda da irrigação diminuem a sensibilidade nos membros inferiores. O pé do diabético é extremamente susceptível a feridas, que rapidamente podem virar úlceras de difícil cicatrização. Uma vez infeccionadas, podem levar à amputação.
A diabetes pode levar à impotência sexual. A dificuldade de circulação de sangue no pénis pode causar problemas de erecção. E causa insuficiência renal. A circulação deficiente compromete a função dos rins. Se não for controlada, pode levar à falência renal.

Exames de rotina

Para detectar a doença, o exame básico é a chamada glicemia de jejum, que deve estar entre 70 a 110 mg por 100 ml de sangue. Se o resultado ultrapassar 126 em dois exames seguidos, está-se em presença de um caso de diabete. Mas se os números apontarem entre 110 e 125, pede-se o teste oral de tolerância à glicose para tirar a dúvida. O indivíduo ingere 75 gramas de glicose diluída em água e, após duas horas, faz o exame de sangue. A diabete é diagnosticada se estiver acima de 200. Um valor entre 140 e 199 significa que há um quadro de pré-diabete.
Uma vez diagnosticado, o diabético tem que incorporar à sua rotina diária o glicosímetro, um aparelho que mede a glicemia. Dependendo do caso, ele deve fazer a medição várias vezes por dia. Para manter a doença sob controlo, os doentes devem realizar, pelo menos duas vezes por ano, o exame da hemoglobina glicada, ou “A1C”. Só este exame detecta como estiveram os níveis de açúcar nos últimos dois ou três meses, dado essencial para saber a quantas andam os estragos no organismo.
O paciente deve também consultar o oftalmologista pelo menos uma vez por ano e fazer exames da função dos rins e dos nervos, além dos básicos de colesterol e triglicerideos. Em alguns casos, é preciso também fazer testes sobre o funcionamento do coração.

Tratamento

Quem tem um diagnóstico de diabete deve mudar radicalmente certos hábitos, e por toda a vida, pois a doença não tem cura. Somente um equilíbrio perfeito entre dieta, exercícios e medicação consegue manter as taxas de glicose no nível adequado e evitar as temidas complicações. Os pacientes que padecem de diabete do Tipo 1, não têm alternativa. Vão depender da hormona sintético a vida inteira. Por enquanto, o tratamento padrão é com a insulina injectável.
Outras formas de aplicação ainda estão em estudo. Para que o controlo seja perfeito, é preciso usar uma insulina de acção lenta, que controla a glicemia de jejum (inclusive durante a madrugada), e uma de acção rápida ou ultra-rápida, antes das refeições. Os tipos mais actuais são as chamadas de acção prolongada, que duram 24 horas e imitam o funcionamento da insulina basal ideal. 
A dose certa depende do tipo de refeição e da actividade física do paciente. Qualquer erro pode produzir alterações de hipoglicemia.
Os doentes do Tipo 2 normalmente produzem insulina e a grande maioria continua a produzir pelo resto da vida. Calcula-se que somente 25 por cento dessas pessoas precisam de doses extras. Por isso, normalmente o início do tratamento é feito à base de dieta e exercícios. Se necessário, o médico receita antidiabéticos orais, comprimidos que aumentam a secreção de insulina ou diminuem a resistência à acção dela.
Não há remédio ou insulina que funcione sem um rígido controlo da alimentação. O que vai ao prato interfere directamente na doença, para bem e para mal. Há alimentos que devem ser evitados. São os carboidratos que podem se transformar em glicose. Esse grupo de alimentos engloba cereais, massas, leite e derivados, legumes, frutas, doces, sumos, refrigerantes. Mas há uma forma de calcular o consumo desses produtos. O chamado método da contagem dos carboidratos ensina a fazer combinações que garantem mais liberdade à mesa.

Exercícios

A actividade física é outro factor a incluir na rotina do diabético. Os exercícios garantem benefícios em dose dupla: por um lado estimulam a insulina a trabalhar melhor. Por outro, exigem mais combustível do organismo, a glicose.
O ideal para o diabético é apostar nos exercícios aeróbicos, como caminhadas, natação ou corrida, que diminuem a resistência à insulina. O treino de força também ajuda. Afinal, ele consome energia, reduzindo o açúcar em circulação. Mas o paciente só pode começar a treinar depois de uma avaliação completa do médico.

Perigos nas grávidas

Ao engravidar, algumas mulheres desenvolvem diabete, mesmo sem nunca terem tido problemas de glicemia na vida. Ao que parece, as hormonas produzidas pela placenta inibem a liberação e o funcionamento da insulina. Uma vez instalada, a diabete na grávida, ela e o filho correm riscos. O excesso de glicose da mãe faz o bebé engordar demais e o recém-nascido pode ter distúrbios respiratórios, hipoglicemia, icterícia e deficiência de cálcio.
 O bebé tem maior probabilidade de ser uma criança obesa e de desenvolver a diabete Tipo 2 no futuro. Por isso, o problema precisa de ser cuidadosamente controlado. Algumas mães resolvem a questão com dieta e exercícios, mas outras precisam de insulina. Normalmente, a doença desaparece depois do parto, mas essas mulheres correm um risco muito maior de desenvolver a doença no futuro e noutras gestações.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • beatriz
    9/11/2010 - 16:56

    Faça exames periódicos. Ame a vida. MEXA-SE.

  • faziinha
    31/3/2011 - 12:21

    Amee A Viida See Cuidee
    CAPANHA DA VACINAÇÃO CONTRA A DIABETE

  • tati
    29/4/2011 - 11:40

    Olá,
    gostaria de saber se por um acaso a diabetes pode dar dor nas pernas e dormencias nos pés, pois meu Avô tem diabetes, tem 78 anos e não tem problema vascular, não tem osteoporose, não tem problema de coluna, eu acredito que seja da diabetes, mas o problema é fazer ele entender que pode ser isto, se puderes me responder ficaria grata.

    Obrigada,
    Tatiana

  • maria
    6/5/2011 - 16:51

    ola todos sou diabetica temoza e tenho uma ferida no pe esquerdoq nao sicatriza fis incherto nao pegou seiq preciso cuidaq ajud a de vc tenho 43ano seiq nao gosto dmein sou diabetica desde crinaca obrigado q ajuda bj

  • Franciele
    13/5/2011 - 20:25

    Eu adorei todas essas informações! Isso me ajudou a conhecer melhor está doença e assim posso orientar meu avô que tem diabetes.

  • MARCOS
    22/5/2011 - 16:14

    OLA A TODOS GOSTEI DAS INFORMAÇOES, MAS ESTOU PRECISANDO DE AJUDA A MINHA ESPOSA É DIABETICA DESCOBRIMOS A 2 ANOS É USUARIA DE ISULINA E A GLICOSE ESTA CONTROLADA, MAS DE 2 MESES PARA CA ELA ESTA SENTINDO FORTES DORES NAS PERNAS E NOS BRAÇOS PRINCIPALMENTE A NOITE E EU NÃO SEIA QUE MEDICO RECORRER. QUEM PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO.

  • pinto
    31/5/2011 - 17:24

    vai toma no cu vcs tudo

  • beatriz{bia}
    1/6/2011 - 15:31

    Nossa que massa esse site,eu adorei!!!!!!!!!!!!!!
    beijokkkkkkkaaaaaaasssssss!beatriz

  • beatriz{bia}
    1/6/2011 - 15:31

    Nossa que massa esse site,eu adorei!!!!!!!!!!!!!!
    beijokkkkkkkaaaaaaasssssss!beatriz

  • luciana
    3/6/2011 - 17:18

    obrigado esse site mim ajudou a fazer um trabalho de educaçao fisica espero que mim ajude com a de historia:
    preciso saber uma propaganda do seculo xix para atrair os imigrantes para trabalhar na area do cafe.
    QUERO SABER VOÇÊS SABER DESSA!
    espero que mim ajude
    mais preciso da propaganda
    manda no e-mail.

    OBRIGADOOOOOOOOOO!!!!!!
    BEIJJUUUUUUU!!!!!!!

  • luciana
    3/6/2011 - 17:21

    a propaganda que eu pedi
    é na area do café no brasil
    beeeiiiiijjooooo

  • wilma
    21/6/2011 - 22:50

    gostei muito deste site,epero ajudar outras pessoas.bjs.Deus é FIEL.

  • MARIA MARTINS
    30/6/2011 - 14:07

    gostei deste site com ele posso ajuda minha mãe e meu filho são diabeticos

  • MARIA MARTINS
    30/6/2011 - 14:12

    Gostei deste site com ele posso ajudar minha mãe e meu filho que são diabeticos
    Deus é Fiel com seus filhos e jamais nos deixa so.

  • marilza
    29/7/2011 - 15:06

    muito bom

  • carine
    5/9/2011 - 15:14

    ola eu sou carine e amei esse trabalho

  • luciene
    5/9/2011 - 19:05

    tudo que eu queria muito bom

  • luciene
    5/9/2011 - 19:07

    que legal este site muito bom mesmo ..................

  • ŞΆÐŔ&
    7/10/2011 - 09:50

    e sim que site bom tem tudo que eu queria e muito mais!!

  • Gilmar
    19/10/2011 - 11:03

    gostei muito das informaçaes contidas nesse site espero com éssas informaçaes ajudar muitas pessoas 19-10-2011

  • andrielle
    30/10/2011 - 12:52

    minha prima ela maicel com diabete qual os riscos que ela corre.mande a resposta para mim porfavor

  • Marcelo Peixoto
    1/11/2011 - 06:49

    Bom dia!!!

    Gostaria de saber se a cegueira é um processo reversivel, poiso meu pai desde ontem passou a não enxergar com o olho direito..

    Grato!!!

  • Cinthia Souza
    5/11/2011 - 18:30

    Adorei esse site tem tudo que eu preciso.

  • francilene ferreira
    12/11/2011 - 20:44

    site legal tem tudo que queria saber adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii bjs sou do maranhão

  • francilene ferreira
    12/11/2011 - 20:44

    site legal tem tudo que queria saber adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii bjs sou do maranhão

  • francilene ferreira
    12/11/2011 - 20:44

    site legal tem tudo que queria saber adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii bjs sou do maranhão

  • francilene ferreira
    12/11/2011 - 20:44

    site legal tem tudo que queria saber adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii bjs sou do maranhão

  • celso domingos
    23/11/2011 - 10:03

    Agradeço por terem feito esta publicação sobre o diabete eu envio esta mensagem para os diabeticos.

  • Karla
    27/11/2011 - 12:15

    Minha sogra é diabetica e usuaria de insulina, ela está sentindo dores no corpo, tremendo muito como se fosse sentindo frio, diarreia e vomito.
    A diabete causa tudo isso?????

  • jociene
    29/11/2011 - 07:28

    meu marido ta ficando com os dentes mole,isso é efeito da diabete? Seus dentes são saudavel:ERA

  • anonimo
    9/12/2011 - 12:46

    buuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu X_X)

  • taty
    19/12/2011 - 14:44

    eu adorei a esplicação tirou todas minhas duvidas espero q outros tenham gostado tbm.......... bjo

  • taty
    19/12/2011 - 14:44

    eu adorei a esplicação tirou todas minhas duvidas espero q outros tenham gostado tbm.......... bjo

  • Heloisa Veiga
    22/12/2011 - 01:54

    Alguém pode me dar uma explicação?
    Minha mãe é diabética (controladíssima), porém, há algum tempo vem apresentando irritação nos olhos, inclusive com purulência. isto pode ser provocado pelo diabetes? O que devo fazer?
    Já estivemos em oftalmologista, mas não vi melhoras. Há alguma especialidade mais adequada ou realmente devo procurar um Oftalmo?

  • JUNIOR O MAIS GATO
    10/1/2012 - 22:12

    esse saite é uma porcaria mermo , num leio oq não entendo ////;;;;;;;;; junior do timbó 127 ;;;falou;;

  • andre luiz
    21/2/2012 - 16:48

    fiz um exane de sangue e deu 106 de glicose esta na media ainda

  • andreia
    17/3/2012 - 12:37

    adorei! gostei bem simples e educativo ,vou apresentar um trabalho sobre este tema no meu curso tec. de nutrição esta semana.

  • Giovanna
    1/4/2012 - 14:59

    Adorei este assunto pois visitei esse site por que a minha professora passou um trabakho sobre "As Causas e as Consequencias da Diabetes" e esse site foi o que eu achei mais claro e adequado para o meu trabalho.
    Foi ótima a explicação adorei sempre que eu tiver duvidas visitarei este site.

  • Giovanna
    1/4/2012 - 15:23

    A diabetes pode deixar a pessoa cega??

  • davi
    7/4/2012 - 10:54

    ola gostaria d participar de comunidades d diabéticos pois acabei d descobrir a diabete em uma brincadeira mais ainda não sei qual tipo é mais gostei muito do conteudo deste site

  • ARTGHUR
    10/4/2012 - 18:28

    TCHAU

  • vanessa
    18/4/2012 - 10:51

    adorei

  • vanessa
    18/4/2012 - 10:51

    adorei

  • vanessa
    18/4/2012 - 10:51

    adorei

  • djeson
    18/4/2012 - 10:53

    ate q podi ser mais resumido ne´

  • djeson
    18/4/2012 - 11:01

    ate q podi ser mais resumido ne´

  • gaybriel
    18/4/2012 - 11:02

    aadoooooorooo
    beijuuu;;;

  • kaman
    3/5/2012 - 00:05

    este sati nao me ajudou no meu trabalho,perdi tempo ;/

  • kaman
    3/5/2012 - 00:16

    este sati nao me ajudou no meu trabalho,perdi tempo ;/


























  • kaman
    3/5/2012 - 00:16

    este sati nao me ajudou no meu trabalho,perdi tempo ;/


























  • kaman
    3/5/2012 - 00:16

    este sati nao me ajudou no meu trabalho,perdi tempo ;/


























  • kaman
    3/5/2012 - 00:16

    este sati nao me ajudou no meu trabalho,perdi tempo ;/


























  • marta
    11/5/2012 - 12:01

    Adorei a mensagem,tirei algumas duvidas.

  • bianca
    16/5/2012 - 18:46

    ótimo conteúdo para trabalhos e curiosidade

  • brenda
    16/5/2012 - 18:52

    horrivel esse conteudo

  • elaine dias
    6/6/2012 - 14:00

    adorei este conteudo so o fato de existir este site eu acredito que ja estara ajudando muitos diabeticos que tem duvidas sobre a doenca eu mesma sou uma delas pois acabo de pegar um resultado de sangue que comfimava que estou com diabetes e agradeco a este saite pois atraves dele descobri melhoras para prevencao do meu probleminha

  • elaine dias
    6/6/2012 - 14:01

    adorei este conteudo so o fato de existir este site eu acredito que ja estara ajudando muitos diabeticos que tem duvidas sobre a doenca eu mesma sou uma delas pois acabo de pegar um resultado de sangue que comfimava que estou com diabetes e agradeco a este saite pois atraves dele descobri melhoras para prevencao do meu probleminha

  • ELSON
    15/6/2012 - 11:20

    Aos ignorantes e semianalfabetos que estão em busca de plagiar algo a fim de apresentá-lo como trabalho escolar [Ctrl+C e Crtl+V] e que criticaram as informações preciosas contidas neste sítio:
    plágio é crime e dá cadeia;
    se leem e não entendem é porque são realmente burros;
    se as informações não os ajudaram, é porque são ignorantes e não estão precisando da ajuda oferecida pelo site - pelo menos por enquanto; futuramente... quem sabe?;
    o texto já é um resumo, pois o assunto é muito vasto e há muito mais informações a respeito. Quem achou o texto extenso e cansativo é porque está acostumado a se comunicar escrevendo apenas uma ou duas linhas, no máximo, usando “VC”, “NAUM”, “TC”, “PQ”, entre outras “preciosidades” dessa linguagem chula que os imbecis e ignorantes costumam usar;
    considero esses ignorantes pichadores virtuais, pois, assim como aqueles que sujam os muros e paredes das cidades tornando-as feias, maculam um espaço que deveria ser utilizado por pessoas que realmente se interessam pelo assunto;

    ... Poderia passar o dia descrevendo o quanto essas pessoas são ignorantes, mas seria perda de tempo. Contento-me em apenas parabenizar o trabalho das pessoas que disponibilizaram um tempo precioso de suas vidas a fim de ajudar o próximo. Um muito abrigado ao autores do artigo!

  • ELSON
    15/6/2012 - 11:53

    Aos ignorantes e semianalfabetos que estão em busca de plagiar algo a fim de apresentá-lo como trabalho escolar [Ctrl+C e Crtl+V] e que criticaram as informações preciosas contidas neste sítio:
    plágio é crime e dá cadeia;
    se leem e não entendem é porque são realmente burros;
    se as informações não os ajudaram, é porque são ignorantes e não estão precisando da ajuda oferecida pelo site - pelo menos por enquanto; futuramente... quem sabe?;
    o texto já é um resumo, pois o assunto é muito vasto e há muito mais informações a respeito. Quem achou o texto extenso e cansativo é porque está acostumado a se comunicar escrevendo apenas uma ou duas linhas, no máximo, usando “VC”, “NAUM”, “TC”, “PQ”, entre outras “preciosidades” dessa linguagem chula que os imbecis e ignorantes costumam usar;
    considero esses ignorantes pichadores virtuais, pois, assim como aqueles que sujam os muros e paredes das cidades tornando-as feias, maculam um espaço que deveria ser utilizado por pessoas que realmente se interessam pelo assunto;

    ... Poderia passar o dia descrevendo o quanto essas pessoas são ignorantes, mas seria perda de tempo. Contento-me em apenas parabenizar o trabalho das pessoas que disponibilizaram um tempo precioso de suas vidas a fim de ajudar o próximo. Um muito abrigado ao autores do artigo!

  • anabela
    22/6/2012 - 07:49

    como diabetica adorei o sait muito obrigado .

  • Ângela
    8/7/2012 - 21:31

    Adorei a materia, pois é em uma linguagem simples e de facil entendimento.

    Gostaria de saber, o que pode acontecer se um diabetico fica muito tempo sem usar insulina.

  • cristina
    9/7/2012 - 18:53

    gostei muito do que li sobre o diabetes pois vai me ajudar muito 09/07/2012/

  • cristina
    9/7/2012 - 18:53

    gostei muito do que li sobre o diabetes pois vai me ajudar muito 09/07/2012/

  • kaarla
    10/9/2012 - 15:57

    esse texto me tirou varias duvidas....

  • natália
    7/10/2012 - 16:16

    concordo que as pessoas que não intendem são muito ignorantes...minha avó tem diabete e assim como eu fiquei mais informada em questão dela outras pessoas também vão precisar deste site,e as pessoas que ignoram podem ser as primeiras que vão precisar amanha"...obrigada pela informação.

  • Enio João Paulo
    11/10/2012 - 18:15

    Gostaria de saber se eu sou portar de diabete ou não sem ter que ir ao Hospital porq tenho alguns sitoma do mesmo.

  • Camila Farias
    15/10/2012 - 09:00

    Adorei o site !!

    O conteudo em si é muito bom, ótimas explicações !!
    obrigada !!

  • tatiana
    15/10/2012 - 10:56

    achei muito bacana o assunto sobre a doença pois eu nao sabia que essa doença podia matar tanta gente assim.

  • Amanda Galdino
    22/10/2012 - 19:47

    eu adorei,tirei todas as minhas duvidas

  • norma figueiredo
    2/11/2012 - 21:16

    Foi muito valiosa as imformaçoes,agradeçida . norma figueiredo

  • norma figueiredo
    2/11/2012 - 21:16

    Foi muito valiosa as imformaçoes,agradeçida . norma figueiredo

  • norma figueiredo
    2/11/2012 - 21:16

    Foi muito valiosa as imformaçoes,agradeçida . norma figueiredo

  • norma figueiredo
    2/11/2012 - 21:16

    Foi muito valiosa as imformaçoes,agradeçida . norma figueiredo

  • rogerio
    25/11/2012 - 16:35

    muito bom esse site adorei,vai me ajudar bastante na prova de segunda feira..obrigado

  • marcia
    1/12/2012 - 13:42

    gostei deste site, pois pode tirar minhas duvidas, e acho que foi bem explicado agora se as pessoas nao ficarao satisfeitas , procure o seus melhores medicos para saber, ou entao eles nao estao aceitando que tem problemas ,como as que a doença pode provocar desculpem pela resposta ,mas se puderem, podem compartilhar coisas uteis no comentario ,nao bobagens obrigado...

  • veracruz
    2/12/2012 - 18:03

    tenho um filho de 3anos mais só lhe foi descoberto diabete aos dois anos de idade e elle tem sentido varias dores nas pernas gostaria de saber se é efeito da doença e tambem gostaria de saber se algum dia vai deixar de usar a Insulina.ele usa Insulina lenta com 6 unidades de manhã.

  • veracruz
    2/12/2012 - 18:03

    tenho um filho de 3anos mais só lhe foi descoberto diabete aos dois anos de idade e elle tem sentido varias dores nas pernas gostaria de saber se é efeito da doença e tambem gostaria de saber se algum dia vai deixar de usar a Insulina.ele usa Insulina lenta com 6 unidades de manhã.

  • claudio henrique
    17/12/2012 - 14:53

    qual as causas da diabete 2

  • francislane
    17/12/2012 - 15:44

    eu odiei

  • andrea simone batist
    4/1/2013 - 23:25

    adorei o site,muito bem informado ,busquei respostas pr ajudar meu marido que tem o diabetes.,e estou muito satisfeita.obrigada...andrea s.b.pinto

  • julio nhani
    27/1/2013 - 12:07

    ola voce que tenhem diabete nao se sente mal porque eu estou ao vosso lado ok. nelson

  • Ana Santos
    18/3/2013 - 17:46

    fodei-vos

  • Ana Santos
    18/3/2013 - 17:49

    chupem a pixa uns aos outros e enfiem.na na cona!

  • Vitor
    18/3/2013 - 17:55

    oh andrea simone batist chupa a pixa ao julio nhani!
    é bem boa...

  • milla gomes
    27/5/2013 - 17:20

    esse site foi otimo para a minha pesquisa de escola!! obrigado por esse site otimooooooooo!!!!!!!!!!

  • damião
    24/7/2013 - 19:13

    eu adorei sou diabeteco amo a minha vida sou amante de futebol eu sei quer atraves deste esporte posso prolongar a minha vida aqui na terra

  • ileida damasceno
    26/7/2013 - 10:43

    Amei esses comentário, me ensinou coisas importantes para lidar com meu esposo e vou fazer ele cumprir com rigor os exercícios e uma boa alimentação!!! Obrigada!!!! Que Deus abençoe a cada um!!!!

  • vanessa
    31/7/2013 - 21:22

    esse site e mesmo bom estou fazendo dever da escola com ele

  • vavá
    31/8/2013 - 21:21

    Gostei de obter informações e preciso aprender mais ainda pois, gostaria de viver mais alguns anos convivendo ou ficando curada da diabete

  • Eugênia
    22/9/2013 - 22:52

    Gostaria de obter ainda mais informações, como tratamentos alternativos, por exemplo.Achei este site excelente.

  • Cleuza T F Pereira
    10/10/2013 - 13:44

    gostaria de saber se a diabete faz cair cabelo pois o meu ta caindo muito. achei muito bom as explicação.

  • Stacio Armando Covel
    24/10/2013 - 04:37

    As informações contidas neste site são interresantes, aprendi bastante... de hoje em diante irei controlar a minha dieta...

  • Nivea Braga
    26/3/2014 - 17:02

    gostaria de saber,estou gravida de 8 meses e adquirir diabetes na gravides o meu medico disse que não posso tomar remédio em comprimido só insulina injetável na veia, pois a minha glicose deu acima 125 já fiz o mapeamento glicêmico e também deu alterado,estou co medo pois acho que a insulina depois de tomada uma vez, terei que tomar sempre, ele disse que a diabete adquirida na gravidez pode ser reversível , e verdade. aguardo resposta.

  • cynthia
    8/4/2014 - 20:06

    essa perquisa foi otimo pra minha pesquisa da escool otimoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooobrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaportudooooooooooooooooooooooooooo.

  • Jaline mts
    17/5/2014 - 18:58

    eu só queria saber as consequências da diabetes.

  • pedro
    17/7/2014 - 14:44

    adorei as explicações,me deram 1 solução muito boa e agora sei as consequências e como vou melhorar! :D

  • Edilene Sobral
    23/9/2014 - 00:31

    Nossa foi a melhor explição que viu sobre o diabetes
    mto bom

  • Edilene Sobral
    23/9/2014 - 00:36

    Nossa foi a melhor explição que viu sobre o diabetes
    mto bom

Cadastre seu comentário!

638 Usuários On-Line




Surgyplast


Novos Associados

Bem-vindos:

  • Virginia - SP
  • Elisabete - SP
  • Rafael - SP
  • Luiz - se
  • Gilberto - RS
  • Karla - ES
Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Setembro - 2014
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.