Exercícios físicos bons para a saúde

3/5/2010 - Jornal de Angola


A atividade física é um meio de prevenção de doenças e uma das melhores formas de promover a saúde de uma população.
O site portaldasaude.pt explica que a atividade física e os desportos saudáveis são essenciais para a nossa saúde e bem-estar. Constituem um dos pilares para um estilo de vida saudável, a par da alimentação equilibrada e da ausência de tabaco e de outras substâncias perigosas para a saúde.
A prática regular de atividade física e o desporto beneficiam – física, social e mentalmente – toda a população, homens ou mulheres de todas as idades, incluindo pessoas com incapacidades.
A atividade física é, para o indivíduo, um forte meio de prevenção de doenças e para os governos um dos métodos com melhor custo-efetividade na promoção da saúde de uma população.

Os perigos do sedentarismo

O mundo tem assistido a um aumento significativo das doenças cardiovasculares, cancro, diabetes e doenças respiratórias crónicas. Este aumento global está estritamente relacionado com alterações dos estilos de vida, nomeadamente o tabagismo, inatividade física (sedentarismo) e uma alimentação não saudável.
Estima-se que o sedentarismo seja causador de um milhão e 900 mil mortes a nível mundial. É também a causa de 10-16 por cento dos casos de cancro da mama, cólon e reto, bem como de diabetes e de cerca de 22 por cento das doenças cardíacas.
O risco de se ter uma doença cardiovascular aumenta 1,5 vezes nos indivíduos que não seguem as recomendações mínimas de atividade física.
Ao mesmo tempo que o número de indivíduos com excesso de peso e obesidade aumenta rapidamente, nos países desenvolvidos e nos países em desenvolvimento, também entre a população mais jovem assim acontece.
A atividade física é, juntamente com uma alimentação saudável, a chave para o controle do peso.
No mundo inteiro, mais de 60 por cento dos adultos não efectuam os níveis suficientes de atividade física benéficos para a sua saúde. O sedentarismo é mais prevalecente nas mulheres, idosos, indivíduos de grupos socioeconômicos baixos e nos indivíduos com incapacidades.
Tem-se também assistido a um decréscimo da atividade física e dos programas de educação física nas escolas de todo mundo.
O sedentarismo está a ocupar grande parte do tempo das pessoas e daí as consequências para a saúde serem tão significativas.

Meio físico e social condiciona exercícios

O meio físico e social das cidades tem um enorme impacto na implementação e no acesso de todos à atividade física. Há que promovê-la encorajando o uso de transportes públicos, tornando-os acessíveis, atrativos e seguros.
A atividade física reduz o risco de doenças cardiovasculares, de alguns cancros e de diabetes tipo 2. Estes benefícios são mediados por muitos mecanismos: em geral, consegue-se através da melhoria do metabolismo da glicose, da redução das gorduras e da diminuição da tensão arterial.
A participação em atividades físicas pode melhorar o sistema musculo-esquelético, o controle do peso corporal e reduzir os sintomas de depressão.

Outras vantagens

Entre outras vantagens, a atividade física reduz o risco de morte prematura, de morte por doença cardíaca ou Acidente Vascular Cerebral (AVC).
A prática regular de actividade física também reduz o risco de cancro do cólon e de diabetes tipo 2. Além de ajudar a prevenir e a reduzir a hipertensão, que afecta 1/5 da população adulta mundial, contribui para um controle do peso e diminui o risco de a pessoas se tornarem obesas.
A osteoporose também pode ser prevenidas com a prática de exercício. Dores lombares e nos joelhos são igualmente evitáveis com atividade física, assim como também ajuda o crescimento das crianças e a manter os ossos, músculos e articulações saudáveis. Promove o bem-estar psicológico, reduz o stress, ansiedade e depressão, ajuda a prevenir e controlar comportamentos de risco (tabagismo, alcoolismo, toxicofilias, alimentação não saudável e violência), especialmente em crianças e adolescentes.

Quantidade de exercícios

Os benefícios para a saúde geralmente são obtidos com, pelo menos, 30 minutos de actividade física cumulativa moderada, todos os dias, que se pode obter através de actividades agradáveis e de movimentos do corpo simples, tais como ir a pé para o local de trabalho, subir escadas, jardinar, dançar e muitos outros desportos recreativos.
Benefícios adicionais podem ser obtidos através de atividade física diária moderada de longa duração.
Crianças e adolescentes necessitam de 20 minutos adicionais de actividade física vigorosa, três vezes por semana;  O controle do peso requer pelo menos 60 minutos diários de atividade física vigorosa ou moderada.

Benefícios económicos

O hábito de praticar exercícios reduz os custos dos sistemas de saúde, aumenta a produtividade e melhora o ambiente físico e social.
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Comentários sobre este conteúdo

  • naildes pontes
    6/5/2010 - 15:35

    cada vez melhor

  • lourdes
    8/9/2010 - 15:53

    adorei, acho muito importante esse espaço, gostaria de receber todas as informaçoes sobre o diabetes. Obrigada

  • lourdes
    8/9/2010 - 15:53

    adorei, acho muito importante esse espaço, gostaria de receber todas as informaçoes sobre o diabetes. Obrigada

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