Especialistas falam sobre os mitos e as verdades relacionados à água

28/5/2011 - Band


Quem é que nunca ouviu afirmações como "beber água gelada pela manhã emagrece" ou que "sentir muita sede à noite é sintoma de diabetes".

Para esclarecer as dúvidas sobre esse líquido tão importante para a sobrevivência humana o eBand conversou com dois especialistas: a nutricionista Débora Almeida, especialista em reeducação alimentar no consultório Butantã e Academia Contours, e Leonel Fernandes, nefrologista (especialista em doenças do sistema urinário) do Hospital Santa Cruz. Ambos atuam em São Paulo.

Veja abaixo o que cada um diz sobre as polêmicas que envolvem a água:

Beber água gelada pela manhã emagrece.
Débora Almeida: Mito. Para ocorrer o emagrecimento é necessário ter uma alimentação equilibrada (isso inclui beber água seja gelada ou em temperatura ambiente) com a união da atividade física.
Leonel Fernandes: Mito. Não conheço nenhum trabalho a respeito.

Consumir dois litros de água por dia é o essencial para todas as pessoas. Nem mais, nem menos.
Débora Almeida: Mito. É essencial beber no mínimo dois litros de água por dia, mas existem casos em que há uma necessidade maior ou menor.
Leonel Fernandes: Mito. Não para todas as pessoas . O indicado seriam dois litros no total dos líquidos ingeridos durante o dia.

Quando se sente muita sede à noite significa que a pessoa está com diabetes.
Débora Almeida: Mito. Nem sempre, mas um dos sintomas de diabetes é o fator da sede a qualquer hora do dia.
Leonel Fernandes. Mito. Pode ser, mas também é possível que isso ocorra devido ao fato da pessoa dormir com a boca aberta.

Isotônicos podem substituir a água.
Débora Almeida: Mito. Não, os isotônicos têm uma função diferente da água. Além de repor sais minerais, eles também contêm energia proveniente do carboidratos.
Leonel Fernandes: Verdade. Sim, pois é líquido e além disso rico em sais minerais. Mas não podemos esquecer que essas bebidas contêm açúcar como fonte calórica e podem engordar.

Beber muita água ajuda a controlar o peso.
Débora Almeida: Meio mito, meio verdade. Pode contribuir,  mas na maioria das vezes o indivíduo pode confundir a sede com fome. Uma das minhas orientações nutricionais é beber no mínimo dois litros de água por dia porque assim, além de hidratar, evita fazer essa confusão.
Leonel Fernandes: Meio mito, meio verdade. Pode inibir a fome por algum tempo por dilatar o estômago e provocar saciedade.

Água é a melhor forma para nos hidratarmos.
Débora Almeida: Verdade. Sim, a hidratação é água.
Leonel Fernandes: Verdade. É mais barata e de fácil alcance.

Beber água desintoxica o organismo.
Débora Almeida: Verdade. Ajuda a não reter toxinas no corpo. Quanto mais clara for a urina, melhor. Isso prova que o corpo está hidratado.
Leonel Fernandes: Verdade, pois aumenta a frequência urinária.

A água de torneira é melhor que a engarrafada.
Débora Almeida: Mito. É muito melhor água mineral de boa qualidade e temos várias hoje no Brasil que podemos confiar. Galão tenho minhas dúvidas, mas sempre recomendo de garrafa.
Leonel Fernandes: Mito. A água engarrafada seria mais pura. A água da torneira depende do estado da tubulação para chegar até o domicílio e também do estado de limpeza da caixa de água da residência.

Beber de 5 a 8 copos de água diariamente reduz as chances de infecção urinária e pedra nos rins.
Débora Almeida: Verdade. Uma das prevenções é o ato de beber água. Sempre recomendo oito copos cheios.
Leonel Fernandes: Verdade. Evita que a urina se concentre e forme cristais e também aumenta a frequência urinária, aumentando a lavagem do canal da urina.
 
Beber água em jejum emagrece.
Débora Almeida: Mito. Não existe comprovação científica, mas o ato de acordar e beber um belo copo de água ajuda a dar início ao belo dia.
Leonel Fernandes: Mito.
 
Beber água durante ou logo após a refeição aumenta a barriga.
Débora Almeida: Mito. O que acontece é a diluição do ácido clorídrico, o que demora mais a digestão. O recomendado é não beber mais que 200 ml na refeição. Também é ideal mastigar bem para não sentir sede neste momento.
Leonel Fernandes: Mito. Não faz a chamada barriga de cerveja. Em crianças beber muito líquido durante as refeições pode diminuir o apetite.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • grazi
    24/9/2013 - 18:38

    quem tem pedra nos rins podi beber agua da torneira

Cadastre seu comentário!

373 Usuários On-Line




Surgyplast


Novos Associados

Bem-vindos:

  • Adriéli - PR
  • Jany - MG
  • Carlos - RJ
  • Edna - SP
  • Sheila - SP
  • Lucimar - SC
Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum